sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Uma Questão de Mentalidade

Passado que está o jogo FC Porto - Chelsea FC e a poucos dias do próximo desafio, desta feita, para a Liga Portuguesa, é altura de vir a este cantinho da bluegosfera para um novo post.

O jogo contra a equipa de José Mourinho deixou-nos a todos, sem exceção, tremendamente satisfeitos quer pelo resultado mas, acima de tudo, pela exibição e, no final do jogo, nem parecia que "o espanhol" tinha sido rasgado de cima a baixo pelo 11 que optou por fazer entrar em campo por muitos adeptos azuis e brancos. 

Certo é que os escolhidos cumpriram na perfeição e, no fim, todos aplaudimos de pé, isto depois de no jogo imediatamente antes termos ficado de cabelos ao alto pelo resultado contra o Moreirense.

E é aqui que chegamos ao cerne da questão: Mas por que é que não jogamos sempre assim?

Certamente que todos concordamos que este FC Porto, o que nos deixou de sorriso estampado no rosto, é praticamente invencível para o campeonato, o problema é que este mesmo Porto tem aparecido demasiadas poucas vezes nos jogos internos. 

Há manifestamente uma Mentalidade Champions e uma Mentalidade Campeonato, jogadores que se esfarrapam por completo para a Liga dos Campeões e que correm sem vontade nenhuma para a Liga Portuguesa.

É certo que motivar um atleta para jogar com um Chelsea, Bayern ou afins não se compara a fazê-lo para defrontar os Moreirenses e Marítimos desta vida e, aí, o trabalho e engenho do treinador também conta, mas é gritante as discrepâncias nos níveis de atitude entre uns jogos e outros e isso não pode, de forma alguma, acontecer. 

Há uns tempos pensei em abordar precisamente a falta de entrega de alguns atletas dentro de campo com o forte contraste da postura do treinador no banco. Em todo e qualquer jogo, quer seja de campeonato nacional ou não, a perder ou a ganhar, a atitude de Lopetegui para com os seus jogadores não se altera: sempre interventivo, a gritar para dentro de campo, dando instruções ou a chamar jogadores para dar indicações; e quando o resultado não corre de feição parece tão frustrado com a situação como nós que estamos sentados a assistir ao jogo. 

Contudo, e se em relação ao treinador a sua postura é constante, relativamente a alguns dos seus atletas não se pode dizer o mesmo. Portanto, será Lopetegui o culpado de tudo o que de mau acontece nos jogos menos conseguidos? É claro que tem a sua quota parte, mas não toda e em algumas ocasiões, longe disso. 

Se há atletas que apenas se motivam e mostram a sua real valia na Liga Milionária então o melhor mesmo é dar lugar a outros para as provas internas. O FC Porto é um dos grandes da Europa, se potencia bastantes jogadores? Verdade. É o trampolim para outros voos? Também é. Contudo, não foram os jogadores de Mentalidade Champions a singrar. Foram os que aliaram vontade e crer em todos os campos que jogavam.

Portanto meus caros, deixem de ser atletas de meio de semana, nem que para isso, como li por aí, se meta o hino da Champions a tocar em todos os jogos. O FC Porto é enorme, e mais do que o olhar dos tubarões sobre vocês, está o nosso, o dos adeptos. 

Domingo, dia de eleições, novo jogo, agora, contra o Belenenses. Que a atitude se mantenha seja qual for o onze inicial.

Sem comentários:

Enviar um comentário