terça-feira, 30 de agosto de 2016

Caladinhos Como Eles Gostam de Nos Ver

"Enquanto fomos bons rapazes fomos sempre comidos".
Esta frase é muito conhecida, e quem o diz também o é. O seu autor foi José Maria Pedroto e referia-se ao tempo de marasmo que se vivia na época no tudo menos "reino" do Dragão. Todos faziam o que queriam connosco, éramos bons moços e o bombo da festa, onde os clubes de Lisboa nos comiam de qualquer maneira e feitio e não arrebitávamos cabelo.

Foi com a aliança inquebrável entre o atual presidente, Jorge Nuno Pinto da Costa, e José Maria Pedroto que tudo isto, aos poucos, começou a mudar e curiosamente começamos, também, a ganhar.

É claro que quando os, à época, "provincianos lá do norte" começaram a baterem-se olhos nos olhos com os clubes Lisboetas passamos de bons rapazes para os maus da fita e toda a história já a conhecemos até hoje.

Serviu esta pequena introdução para trazer a história ao de cima. Se há algo em que a História nos é útil, é para que possamos aprender com o passado para que no futuro não se cometam os mesmos erros. De facto, devíamos ter aprendido com o passado, e até há umas épocas todos julgávamos que sim. Certo é que, há uns anos a esta parte, vemos um FC Porto caladinho que nem um rato, onde todos nos metem a pata em cima e ninguém diz nada, como se tudo estivesse às mil maravilhas.

Proibido falar?
O clube deixou de falar quando devia, entregou essa responsabilidade por inteiro a treinadores que se prejudicaram e muito com isso, Vitor Pereira é um exemplo, Lopetegui outro. Esperamos sempre que isso não passasse de uma fase e que, mais cedo ou mais tarde, o FC Porto inconformado voltaria, certo é que o mais rebelde ato de resposta por parte dos Azuis e Brancos foi um "Dragões Diário". É alguma coisa, mas chega?

Domingo, o FC Porto foi prejudicado a olhos vistos, perdemos um jogo por 2 bolas a 1 em que os dois golos do adversário são obtidos de forma ilegal. O que dissemos ou fizemos nós?
Mais uma vez ficamos entregues à voz do treinador e à indignação de um jogador que está a fazer a segunda época de dragão ao peito, Casillas.

E escuso-me a falar da reação ridícula no facebook e twitter do FC Porto que até gozo permitiu na resposta dada pelo Sporting, também no seu twitter.

Foi há duas semanas que se passaram dois dias a ventilar na comunicação social que Antero Henrique estaria de saída do FC Porto e, com isso, todo e qualquer tipo de suspeições e especulações. O que fez o FC Porto? Nada. Antero continuou presente no banco comprometido com a sua função e nós, mais uma vez, caladinhos.

É este silêncio muito barulhento, esta passividade e indiferença que incomoda. Uma postura irreconhecível e que só vê defesa do clube por essa internet fora, por parte de adeptos, pessoas que se incomodam mais do que quem lá está para o fazer.

A quem tem permitido esta postura apática que se mentalize de uma coisa: por mais jogadores que contratemos, por melhores treinadores que tenhamos no banco, enquanto permitirmos que nos pisem, digam o que quiserem sobre nós e nos prejudiquem descaradamente vai-nos ser muito difícil ganhar e não vamos lutar nunca de igual para igual.

Falem, sejam também a voz indignada dos adeptos, não deixem que maltratem o Dragão.

O jogo de Domingo já terminou, mas continuamos a perdê-lo.

Voltamos a ser bons rapazes, ganhamos 0 e somos comidos cada vez mais.

Sem comentários:

Enviar um comentário