quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Continuação de um já longo calvário

Demasiado mau.
Não posso utilizar outras palavras que não estas para classificar o horrível jogo de hoje por parte do FC Porto contra o Famalicão.

O calvário da equipa Portista teve hoje um novo capítulo com um jogo e respetiva exibição a deixar qualquer um de cabelos em pé. É triste ver este FC Porto jogar, e mais triste ainda é tentar perceber como é possível jogar-se tão mal nesta fase da época. Não se consegue ver nada de positivo ali e até uma equipa da segunda divisão consegue anular o futebol paupérrimo dos azuis e brancos.

Por mais reticente que se possa estar quanto à vinda de José Peseiro uma coisa é certa, pior do que isto é impossível e, portanto, só posso acreditar que daqui em diante, se bem que não do dia para a noite, as coisas irão melhorar.

O novo treinador terá uma tarefa espinhosa pela frente, terá de mostrar toda a qualidade que tem e que o trouxeram até aqui.

Boa sorte, caro José. Aguardamos por dias melhores.

2 comentários:

  1. 1) Sem fio de jogo, não há hipótese. O único fio de jogo que há, o tal tiki-taka inútil juntamente com os passes longos lateralizados de Lopetegui, estão super entranhados e criaram raízes de tal forma nos jogadores, que vai ser difícil tirar esses vícios ainda nesta época. E como não há craques nem desequilibradores, só conseguem jogar daquele jeito.

    2) Antes tivessem colocado a equipe B completa pra jogar em Famalicão, pelo menos veríamos uma equipe à sério com chances de vitória e futebol vistoso, que nos enchesse de orgulho, como no último domingo contra o Santa Clara, ou até mesmo na injusta derrota em Portimão. Uma equipa rotinada, oleada, ensaiada, com garra, entrosada, e viu-se hoje nos Bês que jogaram a disposição, o empenho, a correria, a vontade entre outras coisas que deviam ser obrigação de quem joga na equipe A ganhando ordenados obscenos. Suk, apesar de talvez nem ter treinado uma única vez, foi um dos melhores, tentou, lutou, brigou, fez faltas, deu cabeçadas, acreditou em todas, nunca desistiu...

    3) Ao contrário dos Bês e do coreano, Sérgio Oliveira tem mostrado um futebol tão triste como a sua cara. Tem a sua segunda chance no FCP e é mais do mesmo, por isso foi emprestado há anos atrás. Não vibra, não grita, não bate, não corre, não morde, não explode, nada...

    4) Varela já tá mais que visto que não consegue produzir nada de útil, que não consegue acertar 3 passes certos num mesmo jogo, que não consegue se desmarcar, tabelar, criar, driblar, nada...nem velocidade ele tem... a defender, que não é e não devia ser a sua função principal, até tem conseguido jogar razoavelmente bem... pode ser que com o seu "descobridor" Peseiro ele volte a jogar futebol e não apenas fazer número em campo...

    5) José Angel sem ritmo, sem imaginação, sem raça... e emprestaram um excelente lateral-esquerdo cheio de futuro chamado Rafa pra rodar na Briosa, quando seria opção para suplente de Layun...idem pra Gonçalo Paciencia na sua respectiva posição...

    6) E pela primeira vez esta época vi jogadores da B sem saber o que fazer com a bola... porque quando jogam na B, tem noção de onde está o companheiro, tem noção pra onde lançar a bola, tem noção de tudo ou quase tudo ...Francisco por exemplo, pegou a bola e ficou completamente cercado entre 4 adversários, porque não via ninguém a quem passar, ou com quem tabelar e receber na frente...quem vê Francisco na B já sabe que ali mesmo pertinho dele estão Omar, Graça e mais uma ou duas linhas de passe...

    7) Temos APENAS 3 zagueiros ( o 4º é Lichnovsky, e joga apenas de vez em quando), e os 3 estão em péssima fase há tempos, jogam mal e porcamente em todos os jogos independente da dupla, como isto é possível???

    8) Verdade seja dita, em um ano e meio, Lopetegui teve à disposição montes de jogadores com qualidade acima da média, e pelo menos os que cá ficaram para a 2ª época, quer fossem titulares ou suplentes, deviam estar plenamente rotinados e conhecerem muito bem os companheiros, casos de Brahimi, Herrera, Ruben Neves, Marcano, Indi, Maicon, Aboubakar, Tello, Angel, Helton, ou seja, MEIO PLANTEL!!! São todos burros que não conseguiram "pescar" nada???

    9) Ano e meio até a data de hoje, já estamos fartos de ver que: um dá o passe e o outro não sabe onde vai o passe, um lança e o outro não corre pra receber o lançamento, um recupera a bola, olha, olha, olha e não vê ninguém pra puxar um contrataque...até nos Passarinhos da Ribeira há fio de jogo, há entrosamento, há coletivo...e mais um meia-leca, treinador de uma equipe da 2ª divisão que jogou sem 8 titulares, conseguiu tramar este Porto ainda à Lopetegui, só não sei se disse que "já sabia como o Porto ia jogar e onde explorar as fragilidades"...

    10) Lopetegui deixou o Porto orfão de pai, mãe e parteira...

    11) Se Peseiro conseguir tirar metade dos "vícios" da equipe A, podemos estar otimistas..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro rbn,

      Concordo com a generalidade do conteúdo dos pontos que enumerou. Contudo vou destacar alguns que me parecem de relevo maior.

      Há muita coisa errada no futebol da nosso Porto e jogadores que nitidamente nada acrescentam, neste momento (?). Varela é um caso gritante de quem não é capaz de trazer rigorosamente nada à equipa, está numa forma horrível. Aliás, algo que sempre o caracterizou foi precisamente a sua irregularidade e quebras abruptas ao nível exibicional, mas esta época é puro demais evidente. Angel é outro caso, não teve capacidade de fazer um único bom cruzamento.

      Os centrais é outra questão que urge resolver. Maicon comete erros primários. Desde cortes arriscados, a passes para zonas perigosas e para não falar dos chutos que se lembra de fazer lá para a frente que nunca chegam a lado nenhum. Maicon parece-me alguém que tem o seu "Q de ser Porto". Contudo, foi um jogador que estagnou e o Maicon de há uns anos é praticamente o mesmo de agora e passado tanto tempo de casa não se consegue impor como um verdadeiro patrão da defesa e oferecer a segurança que se pede. Talvez esteja na calha um novo central.

      Outro aspeto que partilho consigo é a questão relativa aos B's à qual se junta Suk. De facto, foram mesmo eles em quem vi mais entrega contudo, no caso de Francisco Ramos e Ismael, apesar da força com que entraram, rapidamente se desvaneceram no futebol medonho que estava a ser praticado pelos restantes jogadores.

      Quanto a Peseiro é como disse: por mais que se concorde ou não com a sua escolha (falei disso no post anterior) tendo em conta a pouca qualidade de jogo que se vê só pode trazer melhorias. Veremos com que rapidez os novos métodos serão assimilados.

      Despeço-me dizendo-lhe que cá o espero encontrar mais vezes para reflexões lúcidas e diretas como a de hoje.

      Abraço,
      Muralha Azul

      Eliminar