sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

A Hora do Presidente

Depois de tanto se pedir chegou ao fim o silêncio ensurdecedor da parte de quem dirige o FC Porto. Pinto da Costa falou, finalmente, à nação portista em entrevista ao Porto Canal.

Antes da entrevista propriamente dita, a destacar o seguinte: foi com gosto que vi serem feitas toda e qualquer tipo de pergunta, independentemente de mais ou menos incómodas, e não questões pre-definidas elaboradas ao jeito de se falar daquilo que o entrevistado quer. É assim que deve ser conduzido algo dentro deste formato, o que só dignifica o canal em si.

Feita esta observação que me parece merecer o meu destaque falemos do que interessa.
De um modo geral gostei do que ouvi nesta entrevista e chego à conclusão, após o rescaldo da mesma, que os adeptos precisavam disto. Precisavam de ouvir uma voz de cima, algo que de há uns tempos a esta parte tem faltado cada vez mais. Se o Presidente não só se sente como está capaz de continuar a assumir este compromisso tem de sair mais vezes a terreiro para por alguns pontos nos i's e não entregar essa responsabilidade ao treinador que agora chega como fez com Lopetegui que, em 99% dos casos, esteve só na defesa do nosso clube vendo a sua imagem e nome serem, muitas vezes, arrastados pelo chão. Não pedimos circo, como fazem alguns, mas uma postura mais interventiva, a meu ver, exige-se.

Numa entrevista longa onde se abordaram vários assuntos, ressalvo o tema Lopetegui.

Foi nítido o assumir do fracasso pela escolha de Lopetegui, vi um presidente dirigir-se a um ex-treinador como não me lembrava de ver. PdC não se coibiu de criticar o trabalho do treinador espanhol lançando, no meu entender, várias farpas. Vincou muito a insistência por parte deste num processo que não era assimilado pelos jogadores, bem como referiu várias vezes que não gostava do futebol praticado pela equipa. Porém, aqui uma pergunta impõe-se: o futebol é o mesmo da época passada, assistindo e acompanhando a preparação da equipa dia-após-dia porque manteve o treinador para a nova época?

Já relativamente às queixas do treinador basco sobre as várias saídas, também aqui houve um comentário do líder dos azuis e brancos dizendo que "Lopetegui só teve os problemas resultantes das suas escolhas" alegando os jogadores trazidos a pedido do técnico a título de empréstimo. A isto soma-se, ainda, o Ferreari Imbula que não saía da garagem.

Podendo estar a cometer algum tipo de erro, tendo em conta o que disse PdC sobre o seu ex-treinador, fiquei com a impressão que algo ali começou a correr menos bem perante as exigências e intransigências do treinador basco. É claro que não passam de ilações que retirei do que ouvi e como eu também vocês podem partilhar da mesma opinião, ou não.

No que diz respeito às declarações de Vítor Baía, PdC também não se absteve de comentar e bem.
As palavras do ex-guarda-redes portista foram duras e, numa altura de grande descontentamento com a equipa e SAD azul e branca, foi muito o eco que estas alcançaram, espalhando-se rapidamente por tudo o que era pag portista. Podendo concordar com VB em algumas coisas que disse, o antigo jogador tem adoptado uma postura com a qual não me identifico. Ultimamente só se ouve Baía a falar quando as coisas vão mal e. depois, há que ver como as opiniões são ditas e, acima de tudo, onde são ditas. Entristece-me ver este clima entre direção e antigos atletas que já deram muito ao clube mas o que é facto é que o caminho escolhido por Vitor Baía tem-no levado, várias vezes, a entrar em rota de colisão com a atual direção, ainda para mais num canal como a CMTV que desrespeita sistematicamente a instituição FC Porto.

Por fim, o esperado anunciar de uma recandidatura por parte do Presidente PdC, desafiando a avançar quem achar que pode dar o seu contributo ao clube.
Não faço ideia se existirá oposição contudo, é necessário que comecem a surgir pessoas capazes de reunir a confiança dos sócios e adeptos no panorama portista. O reinado de PdC vai longo e cheio de sucessos, sucessos esses que foram sempre ditando a inexistência de qualquer tipo de oposição por se acreditar que não havia necessidade para tal porém, numa altura em que todos se apercebem que não restarão muitos mais mandatos de PdC à frente dos desígnios do clube, não existe ninguém que possamos apontar como sucessor capaz e de confiança para dar continuidade ao trabalho do nosso presidente, bem pelo contrario. Este é, sem dúvida, um assunto a abordar num post futuro por tudo aquilo que o envolve.

Quanto ao resto, quem sabe nunca esquece. Embora menos interventivo PdC continua com a mesma assertividade que sempre nos habituou.

Sem comentários:

Enviar um comentário