domingo, 22 de janeiro de 2017

Vitória à Cabeçada

No dobrar do campeonato o FC Porto venceu o Rio Ave por 4 bolas a 2 num jogo que chegou a assustar mas com a equipa a dar a devida resposta e à cabeçada.

No jogo de ontem o FC Porto não entrou bem, nervoso e com a equipa visitante bem encaixada no sistema azul e branco, os dragões não conseguiam tomar as rédeas da partida. Os forasteiros, à passagem do quarto de hora registavam mesmo 60% de posse de bola, 62% dos duelos ganhos e mais um remate que os azuis e brancos.

Pese embora as estatísticas desfavoráveis, foi o FC Porto quem se adiantou no marcador quando num livre, Felipe subiu lá acima para fazer o primeiro da partida. 
Em vantagem seria natural que os comandados de NES tranquilizassem e, a partir daí, arrancassem para uma exibição segura, mas não aconteceu. A equipa continuou intranquila e uma amostra disso mesmo foi o golo do empate apontado pelo Rio Ave. Casillas facilitou e solto de marcação Guedes apareceu para fazer o mais fácil e encostou para o fundo da baliza.

Depois de um primeiro tempo com uma equipa intranquila e com dificuldades em tomar conta da partida e partir para um domínio do jogo, aguardava-se com expectativa o segundo tempo para se perceber qual seria a atitude dos azuis e brancos.

Ora a segunda parte iniciou-se praticamente com o golo da equipa de Vila do Conde, Layún num jogo pouco conseguido após regressar de lesão, cometeu o penalti que permitiu a Roderick colocar a sua equipa em vantagem.

Curiosamente foi a desvantagem que despertou o FC Porto que, finalmente, assumiu as despesas e acordou para uma exibição que o estádio começava a exigir.

Marcano, de cabeça, empatava e logo de seguida NES, sem medo, fazia entrar Rui Pedro sacrificando um defesa (Layún). Já no inicio da segunda parte André André rendia Corona. 

As substituições surtiram o efeito esperado, Com André o FC Porto ganhou mais pulmão no meio-campo e possibilitou que a equipa ganhasse mais equilíbrio no setor intermédio passando a controlar melhor a partida.

Danilo, em novo lance de bola parada também ganhou nas alturas e em sete minutos, a equipa dava a volta ao marcador, a contemplar uma segunda parte de grande intensidade e procura pela baliza contrária.
Mais perto do final Rui Pedro ofereceu a tranquilidade que podia ter aparecido mais cedo, e aos 88' deu o golpe final que retirou ao adversário qualquer possibilidade de roubar a vitória ao FC Porto.

Em suma, este foi um jogo que valeu pela crença e vontade da equipa. Se houve motivos para o Dragão ficar em sobressalto depois de uma primeira parte pouco conseguida e a segunda a abrir com a desvantagem no marcador, os azuis e brancos acordaram para uma recuperação pautada pela garra e emoção no encontro com todos os golos a serem apontados de cabeça.

Destaques: 

Danilo - O número 22 portista somou 13 acções defensivas e nove recuperações de bola, e venceu 88% dos duelos que disputou. Foi também ele que fez o golo que possibilitou a cambalhota no marcador e não escondeu a emoção pelo momento. Para mim, o jogador que mais raça e espírito de dragão demonstra. Para quando a braçadeira no seu braço?

Centrais - Os centrais do FC Porto mais do que defender foram lá à frente mostrar aos avançados como se faz, a defesa azul e branca é de resto a que mais marca no campeonato e muito por culpa dos seus dois defesas centrais. Marcano conta já com 4 golos apontados ao passo que Felipe soma 2.

Dragão - Grande ambiente ontem no Dragão. Bancadas bem compostas e um tempo e horário que levaram os adeptos ao estádio. Golos, emoção e festa formam uma bela tarde de sábado para aqueles que acorreram ao Dragão. 

Sem comentários:

Enviar um comentário