domingo, 24 de setembro de 2017

A Sétima Sem Pensar Nos Rivais

Chamado a entrar em cena antes dos rivais, e numa partida “pré champions”, o FUTEBOL CLUBE DO PORTO não se inibiu de querer resolver cedo a questão dos três pontos. Com um ataque demolidor e uma defesa com sobressaltos a sétima vitória consecutiva vale, por via do empate do SPORTING CP em Moreira de Cónegos, a liderança isolada. Isto, sem acordar a pensar nos rivais.

Na receção ao recém-promovido PORTIMONENSE SC, que ainda há cerca de duas semanas colocou o SL BENFICA em sentido, em plena LUZ, o FC PORTO registou apenas uma alteração em relação à partida de Vila do Conde, o regresso à titularidade de jesús CORONA em detrimento de OTÁVIO, mantendo, pela segunda partida consecutiva, héctor HERRERA no onze inicial. Para mim, este era um dos sinais que o foco para sérgio CONCEIÇÃO estava direcionado para a equipa algarvia e que o jogo com o AS MÓNACO, de terça feira, ficaria para segundo plano.

E de facto, o inicio de jogo no DRAGÃO mostrou um FC PORTO determinado a resolver o mais rápido possível a partida, evitando assim qualquer tipo de imprevisto. Mesmo sem uma pressão asfixiante, em algumas vezes algo passiva até, com bola a equipa de CONCEIÇÃO era vertical e colocava com alguma facilidade a bola junto ao setor mais recuado do PORTIMONENSE. Assim, e após os ameaços mais concretos de vincent ABOUBAKAR, que isolado por yacine BRAHIMI, logo aos quatro minutos, rematou ao lado e por RICARDO pereira que, numa jogada iniciada no lateral contrário acabou, também ele, por errar o alvo por muito pouco, os azuis e brancos resolveriam a questão em cerca de cinco minutos.

Aos 20', na sequênca de um canto de alex TELLES e aproveitando a atrapalhação de EWERTON e WELLINGTON carvalho, ivan MARCANO inaugurou o marcador, destacando, aqui, o facto do FC PORTO estar à três partidas consecutivas a marcar neste tipo de bola parada. Três minutos passados, foi a vez do camaronês ABOUBAKAR aproveitar um lance de insistência de CORONA, na esquerda e, à segunda, regressar aos golos. Com a defesa da equipa de VÍTOR OLIVEIRA a tremer por todos os lados, aos 26' foi a vez do outro avançado azul e branco, moussa MAREGA que, na cara de RICARDO FERREIRA e de novo com assisência de CORONA, acabou por picar a bola e fazer o 3-0 dificultando ainda mais a tarefa dos visitantes.

A partir daí e até ao intervalo, com um PORTIMONENSE mais afoito (passou a jogar com o japonês shoya NAKAJIMA mais perto de FABRÍCIO), os dragões baixaram um pouco o ritmo de jogo e, já depois de uma ameaça de PEDRO SÁ, que rematou ao lado, é o irrequieto NAKAJIMA que, com classe, concluiu uma boa jogada coletiva fazendo o 3-1, num lance também, em que a defesa portista podia ter feito algo mais.

Com o FC PORTO confortável no jogo e no resultado, a reação do PORTIMONENSE, que ainda mantinha a esperança de entrar na discução pelos pontos, foi anulada logo à nascensa da segunda parte, com o golo de BRAHIMI a concluir mais um bom entendimento do ataque portista, terminando aí, definitivamente a história do jogo. BRAHIMI, aliás, iria ainda bisar na partida, no melhor lance do jogo, coroando assim mais uma bela exibição.

Numa segunda parte marcada também, por um PORTIMONENSE que mostrou ter argumentos para uma época mais tranquila, e que ainda voltou a marcar, por RÚBEN FERNANDES, em mais uma desatenção da defesa portista, destaque para as entradas de ÓLIVER torres e SOARES, em troca com CORONA e ABOUBAKAR e para os primeiros minutos de diego REYES que substituiu DANILO pereira.

E assim, numa partida com muitos momentos altos mas sem grande história, visto que o FC PORTO foi forte demais para o PORTIMONENSE de VÍTOR OLIVEIRA e, mesmo havendo algum relaxamento defensivo, CONCEIÇÃO olhou mais uma vez para a sua equipa e para o seu jogo. Com isso, a sétima vitória em sete jogos está alcançada e a pressão nos ombros do SPORTING também. Aliás, na resposta ao triunfo portista os leões não foram além de um empate, frente ao MOREIRENSE FC, o que deixa o FC PORTO isolado no primeiro lugar, isto, antes do clássico de ALVALADE.


Destaques:

IN

Ataque - 19 golos em 7 jogos. Um golo a cada meia hora é um otimo registo, assim como o terceiro jogo consecutivo a marcar na sequência dum canto.

BRAHIMI e MAREGA - Nem sempre “compreendidos” estão ambos a viver o melhor momento com a camisola do FC PORTO. A equipa agradece.

LIDERANÇA - Importante antes do clássico. Mais importante ainda é a forma como foi alcançada. 7 jogos, 7 vitórias.

PORTIMONENSE - Não obstante o resultado foi uma boa surpresa no DRAGÃO. Sem autocarros e com um nipónico que se destaca. NAKAJIMA é craque.


OUT

DEFESA - Depois de um registo imaculado nos primeiros 5 jogos, vão 6 golos em 3 partidas, 5 deles no DRAGÃO.

IMPRENSA - Adorei a flash interview de CONCEIÇÃO. O motivo não merecia outra resposta.

por Fábio Daniel Ferreira,
Muralha Azul.

Sem comentários:

Enviar um comentário