terça-feira, 19 de janeiro de 2016

O Regresso ao Blog com José Peseiro no Centro

Vão já várias semanas desde a última vez que escrevi para o blog, o tempo não abundou e, com isso, as vindas à bluegosfera diminuíram. Perderam-se oportunidades de abordar determinados assuntos, mas outros vão ainda bem a tempo de serem falados em post's futuros.

Curiosamente, o regresso ao blog coincidiu com a revelação do novo treinador do FC Porto. Como não podia deixar de ser, o post de hoje teria de ser sobre José Peseiro.

Contra toda a corrente noticiosa das duas últimas semanas, José Peseiro foi o escolhido para assumir as rédeas dos dragões para o resto do campeonato que falta jogar. Depois de tantos e tantos nomes lançados ao centro é confirmado aquele cujo nome nunca havia sido alvo de cogitações.

Como ponto prévio, há que destacar o fim das indecisões no que diz respeito ao treinador e, a partir de agora, estão reunidas as mínimas condições para começar a melhorar o que há para melhorar e a remediar o que ainda é possível.

Não seria correto da minha parte dizer que José Peseiro é um nome que me agrade particularmente. Tendo em conta os dias que se vivem dentro do clube e, principalmente (?), fora dele - e, aqui, refiro-me a sócios e adeptos - pedia-se alguém mais consensual, com provas dadas e capaz de inverter este ciclo negativista em que o FC Porto tem vindo a mergulhar. Sei bem que alguém que reúna todas estas valências não é nada fácil de contratar numa altura como esta e, por isso, acredito plenamente que o novo treinador portista não seja a primeira escolha. Portanto, podemos colocar a questão: Mas então que treinador seria esse capaz de assumir o cargo no imediato?

Não digo que José Peseiro não seja capaz de inverter este tal ciclo, e espero muito sinceramente que me faça morder a língua porém, provas dadas é algo que não se pode dizer que tenha.
A seu favor joga o conhecimento que tem de Liga Portuguesa, e apenas isso. Contra sí, os poucos títulos conquistados (um no total e contra nós, curiosamente) e a passagem por ligas inferiores como treinador principal sempre que esteve a trabalhar fora do país. Quererá isto dizer alguma coisa? Não sei. Se é motivo para ficarmos apreensivos, talvez.
Digo talvez porque nestes últimos tempos têm-se vivido situações a que muitos de nós não estão habituados e que a outros estão guardadas nas memórias a preto e branco. Depois de tantos erros de casting e insucesso é perfeitamente aceitável que muitos se sintam reticentes e defraudados com a escolha, porque de erros, dizemos todos, estamos nós fartos. E sejamos honestos, depois de nomes como André Villas-Boas, Marco Silva, Leonardo Jardim, Marcelo Bielsa ou até mesmo o próprio Sérgio Conceição, Peseiro é um treinador que foge da linha daquilo que se pensavam ser as preferências da SAD portista, mas voltamos à questão de cima: com que facilidade todos estes treinadores assumiriam o cargo já?

Posto isto, José Peseiro é, agora, o novo treinador do FC Porto. Concordando ou não com a escolha, passou a ser o meu treinador e aquele em quem quero acreditar que será capaz de fazer o melhor possível tendo em conta as circunstâncias que uma mudança de treinadores a meio da época pode representar.

A palavra está, agora, do lado do mister e a capacidade de calar aqueles que, como eu, colocam reticencias à sua chegada dependem quase exclusivamente dele. Que o faça!

Aguardemos com calma o que se irá seguir, podendo não concordar mas nunca rebaixar ou dificultar a vida ao treinador até porque, para isso, bastou a história recente e que nos trouxe até aqui.

2 comentários:

  1. É óbvio que o nome de José Peseiro, não é consensual e olhando para o seu passado é legítimo por parte dos adeptos, que olhem para José Peseiro com forte desconfiança.Contudo, pior do que o seu antecessor não deverá fazer e tem a seu favor o conhecimento só futebol português e já bastante experiência como treinador principal.É óbvio que tem com ele o estigma de nos momentos cruciais falhar, como aconteceu no SCP, mas as suas equipas costumam praticar bom futebol.Da minha parte,por enquanto terá todo o meu apoio, não devemos criticar sem o homem começar a trabalhar.Por isso bemvindo e boa sorte

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É como terminei o post, a palavra está, agora, do lado de José Peseiro que tem de mostrar capacidade para calar quem coloca algumas reticencias como eu que, independentemente disso, reconheço que talvez seja o possível para o momento em que chega.
      Resta-nos aguardar e não desmobilizar, para guerrilhas entre treinador-adptos bastou o que aconteceu com Lopetegui.

      Eliminar