segunda-feira, 24 de abril de 2017

A Montanha Está a Parir Um Rato

Nova machadada nas aspirações azuis e brancas, dá para acreditar?
Sabia-se à partida que a ponta final do campeonato não seria fácil, mas não se esperava que o FC Porto decidisse ligar o "complicómetro" na potência máxima e se lembrasse à força toda de ajudar a estender a passadeira do título ao rival de Lisboa.

Podemos sempre dizer que nada está acabado, e de facto não está, a liderança do campeonato está "só" a uma derrota do líder mas, sinceramente, após todos as oportunidades desperdiçadas, primeiro para passar para a frente e depois para se colar novamente ao rival, deixa-me demasiado apreensivo que algo de bom ainda resultará daqui.

Ciente de que posso vir morder a língua, e assim o espero, esta ponta final de campeonato veio mostrar que a montanha está a parir um rato. Depois do incessante discurso de NES que reforçava, jornada após jornada, que "ainda não estamos onde queremos estar", ou que "a equipa tem de estar preparada quando chegar o momento" e mais umas quantas frases, este recente FC Porto tem-se revelado um ratinho. Uma equipa que depois de tanto tempo em perseguição, na hora da verdade, nunca conseguiu aproveitar as várias oportunidades.

Num post recente elogiei a forma como o treinador portista conseguiu unir os adeptos em torno da equipa e como a raça e crença do plantel conquistaram os adeptos, mesmo depois de uma fase da época algo conturbada onde os resultados não apareciam. Terminei dizendo que esta equipa e estes adeptos mereciam muito este campeonato. Mas hoje pergunto: O FC Porto merece ser campeão? A minha resposta é não. Nós adeptos, que sofremos com esta equipa, que muitas das vezes combatemos aqueles que tentam calcar e mentir acerca do nosso clube merecíamos, merecíamos muito. Mas esta equipa que não cilindra um Vitória de Setúbal em casa e toma a liderança, não merece. Uma equipa que faz um jogo (principalmente o primeiro tempo) fraco contra o SC Braga, não merece. Uma equipa que não aproveita para se colocar de novo a 1 ponto, de novo em casa, desta vez contra o Feirense, não merece.


Ontem houve novo capítulo de uma arbitragem vergonhosa que, com erros claros, prejudicaram uma vez mais o FC Porto, mas é errado voltar miras para os árbitros por estes dias. É errado, porque em condições destas devíamos ser capazes de ganhar fosse como fosse, de comer a relva. Nesta altura a questão vai para além da arbitragem.


De que serve o esforço levado a cabo, essencialmente, no "Universo Porto" em que se tem vindo a desmascarar a pouca vergonha que graça pelos lados da luz, se esta equipa não entra em campo sedenta de vitória? O que nos têm feito não é motivação para correr até ao limite, para deixar a pele em campo? Não chega para praticarmos um futebol que não de pontapé para a frente e chuveirinho?

Ontem fiquei chateado, hoje acordei desiludido. Desiludido por ver uma equipa a oferecer meio jogo ao adversário, por ver uma equipa que faz parecer que todas as frases fortes e vontades apregoadas começam a cheirar a chavões. Estou desiludido por ver que esta equipa não quer tanto ser campeã como nós, adeptos.

Sem comentários:

Enviar um comentário