segunda-feira, 3 de abril de 2017

O Fair-play É Uma Treta

Em 2006 d.C.,ainda a treinar o Belenenses, Jesus disse: "O fair-play é uma treta". Vários anos volvidos e vejo-me obrigado a concordar com o mestre da tática.

Cito Jorge Jesus para ir ao encontro da propaganda posta a circular pelo seu ex-clube. Em véspera de clássico as redes sociais e canais de televisão foram inundados por uma "campanha exemplar que apelava ao fair-play" apregoado pelo clube encarnado, segundo eles: "no Benfica há espaço para todos". Após isso, era vê-los do alto da sua superioridade moral falarem acerca do "clube diferente" que são. Mas convenhamos, eles são mesmo diferentes!

Pior que um clube de más condutas é um clube que se julga diferente e superior aos restantes quando não é exemplo para ninguém.
Ao mesmo tempo que este clube apelava ao fair-play, o autocarro do FC Porto era atingido com tinta vermelha a caminho de Lisboa. Ao mesmo tempo que diziam haver espaço para todos no Benfica, adeptos pagantes do FC Porto eram expulsos do seu lugar debaixo de insultos. Ao mesmo tempo que apelava ao fair-play os adeptos do FC Porto eram atingidos por garrafas, pedras e bolas de golfe quando tentavam entrar na luz. Ao mesmo tempo que diziam haver espaço para todos, os adeptos azuis e brancos entravam no estádio 40 minutos após o início do jogo. Ao mesmo tempo que apelavam ao fair-play, Jonas mandava-se contra Nuno Espírito Santo. Ao mesmo tempo que diziam haver espaço para todos, Casillas arrumava isqueiros da sua grande área.

É este o clube da moral e dos bons costumes que se diz diferente dos demais. O raio de luz nas trevas que é o futebol português. Os guardiões da paz perante os "arruaceiros do norte". Os mesmos que roubaram e destruíram as instalações do Vitória SC, os mesmos que andaram ao murro nos festejos do seu próprio título.

Por baixo da sua moralidade pré-fabricada é-lhes permitido tudo, enquanto que a sua propaganda circula como bem querem, insultam, agridem e provocam. 
O fair-play é mesmo uma treta.





Sem comentários:

Enviar um comentário