domingo, 19 de novembro de 2017

Precocemente Eliminados

Guardem-se os “champanhes” e os confetis e apaguem-se os “posts” preparados para serem publicados, afinal o “Porto” seguiu em frente. Numa partida em que o FUTEBOL CLUBE DO PORTO mostrou querer resolver cedo a eliminatória, a mesma acabou discutida até ao final. Com duas reviravoltas no marcador, os azuis e brancos acabam por sair vivos de uma sepultura já cavada.

Em jogo de TAÇA DE PORTUGAL, uma competição propícia a surpresas, SÉRGIO CONCEIÇÃO não fez grandes alterações. Iker CASILLAS (que se estreou na prova raínha do futebol português) foi, aliás, a grande novidade num onze que contou ainda com HERNÂNI e ÓLIVER torres. Nesse sentido, os “dragões” quiseram desde cedo impor o seu jogo e o golo, aos 5 minutos, de DANILO pereira, num canto bem batido por alex TELLES, auguravam uma noite aparentemente tranquila.

Perante um SC PORTIMONENSE organizado, com bola, mas bastante apático sem ela, a equipa de CONCEIÇÃO mandava no jogo, controlando o meio campo e chegando com alguma facilidade ao último terço atacante falhando, quase sempre, no momento da decisão. No entanto, defensivamente a equipa portista ia claudicando em alguns momentos e a formação de VÍTOR OLIVEIRA ia aproveitando.

O acumular de oportunidades desperdiçadas no ataque azul e branco, principalmente nos remates de jesús CORONA e ANDRÉ ANDRÉ e no cabeceamento de DANILO, mais uma vez numa bola parada de TELLES, faziam a equipa de Portimão crescer no jogo, em busca do empate. Com DENER clemente e WELLINGTON carvalho em bom plano e com um desconcertante shoya NAKAJIMA (já o tinha sido no jogo da LIGA NOS), a formação algarvia acaba por materializar em golo o crescimento no jogo, numa jogada onde WELLINGTON aproveitou o ressalto, no remate do nipónico, e perante a passividade da defesa portista, para bater CASILLAS.

Para o segundo tempo, SÉRGIO CONCEIÇÃO tratou de corrigir sobretudo aspetos defensivos e com o recuo das unidades atacantes do PORTIMONENSE, tornando a equipa menos afoita, o FC PORTO tratou de voltar a mandar no jogo, entrando em destaque no ataque azul e branco vincent ABOUBAKAR. Mesmo perante a supremacia azul e branca, os alarmes soaram nas alas atacantes e, perante a lesão (esporádica) de CORONA e com um HERNÂNI complicativo, CONCEIÇÃO lançou BRAHIMI precisamente para o lugar do extremo português.

Contra a corrente do jogo, e quando o atacante ANDRÉ PEREIRA se preparava para se estrear no FC PORTO, a equipa alvinegra acaba por chegar à vantagem, num lance em que é PEDRO SÁ, com um grande golo, a aproveitar a passividade portista. Com cerca de 20 minutos para jogar, o PORTIMONENSE repetia assim o feito de fazer 2 golos no DRAGÃO esta época.

Perante o resultado, num jogo a eliminar, restou ao FC PORTO partir para cima da equipa algarvia que limitou-se, naturalmente, a defender. Já com ANDRÉ PEREIRA ao lado de ABOUBAKAR, os azuis e brancos beneficiaram ainda da expulsão de FELIPE MACEDO para criar um cerco à baliza de carlos HENRIQUE. Nesse sentido, e com a entrada de miguel LAYÚN para o lugar do “tocado” CORONA, VÍTOR OLIVEIRA esgotou as alterações com dois defesas arriscando tudo na conservação do resultado.

No entanto, já com CONCEIÇÃO fora do banco, mas galvanizado, mais uma vez pelo DRAGÃO, o espírito guerreiro e sangue frio do FC PORTO veio ao de cima. Num final épico, ABOUBAKAR, aos 90+1,  na segunda assistência de TELLES, e BRAHIMI, aos 90+5, aproveitando um passe de ANDRÉ PEREIRA, que tentava servir o camaronês, conquistaram a reviravolta e a passagem à próxima fase da prova.

Antes da visita ao “inferno” de Istambul, num importante jogo para a LIGA DOS CAMPEÕES, a frieza dos “dragões” resulta num balde de água gelada para os que esperavam a sua eliminação. Numa partida em que o PORTIMONENSE vendeu cara a eliminação, o FC PORTO sai bem vivo, depois de precocemente eliminado.

DESTAQUES

IN

DANILO/ALEX TELLES - DANILO pelo golo, TELLES pelas assistências e ambos pelo que jogaram. Duas grandes exibições.

DRAGÃO - Mais uma vez, incrível no momento em que a equipa mais precisava. Os adeptos mereceram a épica reviravolta.

PORTIMONENSE- Vendeu cara a eliminação e por mérito próprio. Merecia outro sorteio.

OUT

HERNÂNI - A difrença, para melhor, após a saída do português foi notória. Complicativo por responsabilidade própria.

VÍTOR OLIVEIRA - A exibição da sua equipa em pleno DRAGÃO merecia outro discurso. Atribuir a responsabilidade da eliminação a uma incompreensível expulsão de TELLES é próprio de quem festejou cedo demais.

por Fábio Daniel Ferreira

Sem comentários:

Enviar um comentário