terça-feira, 9 de janeiro de 2018

Eles Tinham Avisado..."Nós Vamos Ganhar!"

Num domingo que marcou o fecho da primeira metade da LIGA NOS, para o cimo da tabela, o FUTEBOL CLUBE DO PORTO foi o último a entrar em cena. Depois das vitórias dos rivais, a noite no DRAGÃO, que esteve longe de ser tranquila, mostrou um Porto em modo "descontraido", um Porto em "modo fúria" e um trio africano anti dias maus.

ÓLVER torres reclamou, em Santa Maria da Feira, a titularidade no meio campo portista e sérgio CONCEIÇÃO não lhe tirou o rebuçado. Assim, o médio espanhol foi a principal novidade no onze azul e branco, para o regresso à liderança da LIGA, enquanto diego REYES fez a vez do castigado FELIPE. De resto o figurino habitual.

Do outro lado, e perante a presença de ÓLIVER, mais passivo defensivamente do que, por exemplo, héctor HERRERA ou ANDRÉ ANDRÉ, PEDRO MARTINS apostou numa boa ocupação dos espaços quer pelos alas, RAPHINHA e HÉLDON que se desdobravam aquando a recuperação da bola, quer por paolo HURTADO, um elemento surpresa na posição "10" da equipa vitoriana. 

Com isso, a primeira parte dos dragões esteve, por mérito da equipa de Guimarães, longe dos melhores dias. A recuperação defensiva falhava nos primeiros momentos, deixando espaço para o VITÓRIA SC sair a jogar e, com bola, nunca fomos uma equipa com grandes soluções. Yacine BRAHIMI, que tentou ser o transportador de jogo, e jesús CORONA com muito jogo interior, vincent ABOUBAKAR baixou demasiadas vezes para influenciar a entrada, nas costas, ou melhor, as "sprintadas" de moussa MAREGA e os passes (alguns transviados) de ÓLIVER, foram as situações que mais me ficaram na retina. Aliás, além da equipa de sérgio CONCEIÇÃO ter terminado a primeira parte com apenas um remate enquadrado com a baliza de DOUGLAS, no golo dos vitorianos, há uma enorme passividade na pressão sobre a bola, fruto de uma má definição defensiva.

Para a segunda parte, e com o sinal dado por CONCEIÇÃO ao preencher a zona de substituições, ainda durante o primeiro tempo, o FC PORTO entrou numa disposição completamente diferente. MAREGA e ABOUBAKAR mais nas imedições da área e das zonas de finalização, alas mais declarados e com apoios constanes dos laterais RICARDO pereira e alex TELLES e a batuta nos pés de ÓLIVER que teve em DANILO pereira o ideal guarda costas. Enquanto isso defensivamente a equipa queimou linhas, defendendo mais à frente conseguindo anular a zona de construção da equipa de PEDRO MARTINS.  

A partir daí os azuis e brancos assumiram desde cedo o domínio do jogo, em busca do empate e, a avalanche de futebol ofensivo da equipa de CONCEIÇÃO acabou por coroar os três "reis magos" (porque estamos na época e não obstante estes serem africanos) do costume. Aos 57 minutos, pelo pé direito de ABOUBAKAR, a passe de CORONA, o golo do empate e, 4 minutos volvidos, foi BRAHIMI que inventou de forma mágica e sublime a cambalhota no marcador. Até parecia fácil.

Donos e senhores do jogo e, já com HERNÂNI em campo, no lugar de CORONA, o FC PORTO acabou por decidir a partida com a entrada em cena de MAREGA. Primeiro, o maliano respondeu de cabeça a um cruzamento do português e ex compenheiro no VITÓRIA, HERNÂNI e depois, só teve que encostar numa assistência de RICARDO, tudo perante a incapacidade da equipa de PEDRO MARTINS responder.

Já sobre o final e com a liderança na primeira volta assegurada, a defesa portista ainda ia a tempo de facilitar e "oferecer" o segundo golo aos vitorianos, num lance em que REYES não fica bem na fotografia. Um golo, que não belisca, no entanto, a exibição da defesa azul e branca. 

O FC PORTO termina assim a primeira volta com mais dois pontos que os leões e cinto que as águias e, continuando em todas as provas, tem agora a palavra numa segunda volta que promete ser ainda mais emotiva e, certamente com mais motivos para a revolta. A próxima paragem é em Moreira de Cónegos onde, o rumo ao JAMOR será feito, com toda a certeza, contra tudo e contra todos. E enquanto assim for, o aviso está dado: "VAMOS GANHAR, NÓS VAMOS GANHAR"

DESTAQUES 

IN 

BRAHIMI -  Em altura de reis BRAHIMI disfarçou-se de príncipe e conduziu o FC PORTO a mais um triunfo. Sem sombra de dúvida a figura desta liga. 

ABOUBAKAR-MAREGA - Se a vida não estava fácil para SOARES assim vai continuar. A dupla é a mais concretizadora e promete continuar. 

OITAVA - São oito as vitórias consecutivas e dezassete os jogos sem perder. Como diz o CONCEIÇÃO, isto não é só o "grito" e a "emoção". 

OUT 

CORONA - Complicativo, à imagem do último jogo. Espera-se mais consistência para a segunda volta. 

HERNÂNI - Deu a voz no grito e saiu em velocidade para os balneários. Será um até breve?? 

VAR - Mais do mesmo... 

por Fábio Daniel Ferreira     

Sem comentários:

Enviar um comentário