quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Entrada Com o Pé Direito (de Marega)

Depois de muita espera e ansiedade em ver a bola rolar no Dragão eis que chegou o dia, e bem que podemos dizer que a espera compensou. FC Porto 4 - 0 Estoril, resultado limpinho apimentado com uma exibição de nível que não defraudou as expectativas daqueles que acorreram ao estádio e formaram uma verdadeira onda azul.


O FC Porto promovia este desafio sob o lema "entrar com o pé direito", e foi isso mesmo que aconteceu, com Moussa Marega em grande plano.


Foi um estádio cheio, entusiasmado e carregadinho de esperança aquele que recebeu a equipa portista no pontapé de saída para o Campeonato 2017/18, que foi muito bem presenteado pelos artistas que subiram ao palco do Dragão.

A pré-época do FC Porto, salvo algumas excepções, criou nos adeptos uma enorme expectativa para este início de campeonato, e os comandados por Sérgio Conceição não fizeram por menos e começaram esta caminhada dando continuidade aos bons indicadores a que podemos assistir ao longo desta pré-temporada.

Foram 4 mas podiam perfeitamente ter sido mais, contra uma equipa que, na época passada, sob o comando do nosso conhecido Pedro Emanuel perdeu apenas 2 jogos. Era, portanto, um adversário que se esperava capaz de causar dificuldades ao FC Porto, um Estoril bem organizado apostado em apanhar os portistas em contrapé. Mas não foi isso que aconteceu, e muito graças à exibição dos azuis e brancos, que tornaram fácil uma equipa que poderia ser complicada.


A primeira parte foi pautada pela verticalidade da equipa portista. Rápida a subir no terreno, sempre a procurar um futebol apoiado, a colocar muitos em zona de finalização e, como já nos começamos a habituar, rápidos na reação à perda da bola. Era, por isso, com água na boca que se ia assistindo ao desenrolar dos primeiros 45 minutos que, aliás, deram tempo para ver serem invalidados 2 golos e desperdiçadas várias oportunidades, com Aboubakar à cabeça. Soares, que alinhou de início ao lado do camaronês, esteve em dúvida, mas Sérgio lançou-o a jogo. Viria a sair lesionado para dar lugar àquele que foi o MVP deste encontro. Quando vi Soares sair, pensei: "lá vai o Marega". E ele foi mesmo, e foi com a força toda e não só me calou uma, como duas vezes. Grande Marega!

O ponta de lança do Mali foi o autor do primeiro, que levou os portistas a vencer por 1-0 para os balneários. Resultado algo escasso, mas o mais difícil estava feito: meter lá dentro o primeiro.

A segunda parte não começou da melhor forma e até ao segundo golo, foi o pior período da equipa, não tão rápida, a não aproveitar o jogo interior e a insistir demasiado nos corredores laterais com cruzamentos que não levavam a lado nenhum. Porém, o génio argelino pôs fim a esse curto período de cerca de 10 minutos e, aos 54, Brahimi fez o segundo, lançando os portistas para uma exibição que encheu o olho. Feito o segundo, o futebol praticado superou o do primeiro tempo, e os dragões davam poucas hipóteses à equipa da linha. De novo com um futebol rápido, com jogo interior, a bola passava por todos e os ataque surgiam ora pela esquerda, ora pela direita e com diferentes intervenientes. Entre mais uma série de golos cantados desperdiçados, houve espaço para mais dois. Marega, a faturar num cabeceamento pleno de oportunidade, aproveitando um cruzamento de Oliver Torres que pedia o golo. Mais tarde, foi a vez de Marcano, com o Vídeo-árbitro (VAR) a restabelecer a justiça que o fiscal de linha retirara.

O resultado final ditou 4 golos sem resposta, numa exibição de um FC Porto de prego a fundo, com um futebol alegre e contagiante que devolveu a alegria a um Dragão cansado de exibições cinzentas. Este é o caminho a seguir!

Destaques


IN

♕ Marega - O grande destaque vai, sem dúvida, para o avançado maliano. Moussa Marega surpreendeu-me, e de que maneira, com uma exibição muito bem conseguida. Ao seu poderio físico, que já conhecíamos, juntou-lhe velocidade, drible e uma afinação naqueles pés que me deixaram orgulhoso. Fez quatro remates, três deles enquadrados, um passe para ocasião flagrante e um drible eficaz numa tentativa. Por favor Marega, keep going!


Brahimi - O génio do argelino andou à solta no Dragão, fintou, criou oportunidades, assistiu e marcou. Em suma, Brahimi mostrou a sua qualidade e a importância que pode assumir nesta equipa. Tentou nove vezes o drible e teve sucesso em quatro, rematou duas vezes, uma delas enquadrada, fez dois passes para finalização e ganhou nove de 18 duelos.

Marcano - Como se tornou hábito na época passada, nova exibição de qualidade do espanhol que começou este campeonato dando continuidade às boas exibições do passado. Para além do golo registou ainda um passe para ocasião, acertou dez de 12 passes longos, ganhou quatro de seis duelos e fez seis alívios.


OUT

10 minutos iniciais do segundo tempo - Após uma exibição globalmente tão satisfatória, pode parecer um preciosismo destacar uns "míseros" 10 minutos, mas o que é facto é que foi o pior período desta equipa,  onde a clarividência não abundou. Felizmente que depressa tudo melhorou e FC Porto não deixou que passasse duns curtos 10 minutos.


Aboubakar - Mostrou a mesma força, disponibilidade e combatividade da pré-temporada, mas não a finalização. Abou tentou de todas as formas, mas não deu. Ele queria muito, e tenho a certeza que o estádio também, mas ontem não era para ele. OUT por isso.

Sem comentários:

Enviar um comentário