quinta-feira, 3 de agosto de 2017

O Plantel do FC Porto versão 2017/18

Depois da opinião acerca do FC Porto de Sérgio Conceição e os reforços que aterraram na invicta para a nova época, agora que terminou oficialmente a pré-temporada do FC Porto, é tempo aqui no blog, de um olhar sobre do plantel azul e branco para a nova época que aí vem.

Como ponto de partida, penso que seja de opinião comum que o atual FC Porto apresenta bem mais argumentos que aquele que iniciou a época transata. Acima de tudo, um FC Porto com mais e credíveis opções para os diferentes setores do terreno, a juntar ainda ao facto de alguns atletas que se revelaram mais apagados na época passada, parecerem dar mostras de crescimento no novo sistema implementado por Sérgio Conceição.

No que diz respeito aos setores, a defesa é aquele que mais se destaca, quer pela qualidade com que está servida, mas também pela quantidade de atletas. O meio-campo, à excepção da saída de Rúben Neves mantêm-se intacto e o ataque, pese embora a venda de André Silva, aumentou a sua qualidade com o regresso de Aboubakar. 

Em traços gerais é isto que se pode tecer do plantel que vai iniciar a conquista de um campeonato que já nos foge há demasiados anos. Porém, e pese embora este acrescento de qualidade, existem a meu ver, algumas lacunas que deveriam ser solucionadas até ao fecho do mercado, a 31 de Agosto.

Acima de tudo, vejo um plantel algo desequilibrado. Se na defesa as opções são de qualidade e abundam, no ataque, embora o veja mais forte, continua limitado em altern
ativas. Tal como aconteceu na época passada.

No setor mais recuado, atualmente, contam-se 10 atletas (excluindo os guarda-redes): 4 centrais e 6 laterais. Quanto a estes últimos, aqui certamente que haverão saídas, até porque é impensável ter no plantel 3 laterais para cada lado. Resta saber quem serão os preteridos. Diogo Dalot é o mais fácil de se lhe adivinhar o destino, com a equipa B como pano de fundo. Em relação aos restantes, o mesmo não se pode dizer. Contudo, e tendo em conta a sua pouca utilização esta pré-temporada, arrisco dizer que a Rafa Soares espera-lhe um novo empréstimo. 

Fazendo uma reflexão ao estilo "se eu mandasse", riscaria desta lista Maxi Pereira que, embora as suas qualidades notórias, tem na idade e, acima de tudo, no salário, dois grandes entraves. Ficaria Ricardo Pereira dono e senhor da lateral esquerda, aproveitando a polivalência de Layún para lhe dar a cobertura necessária. Do outro lado, Alex Telles e Rafa.

Quanto aos centrais, sou da opinião que o 4º central pode muito bem ser um jogador da equipa B, até porque, salvo raras excepções, é difícil e pouco recomendado fazer uma rotação entre quatro atletas para o eixo defensivo. Ora, por esta lógica, entre Reyes e Indi só haveria lugar para um. Como sou apenas um opinador, não sei se a visão do nosso mister é a mesma. Caso seja, teria dificuldade em escolher um dos 2, em caso contrário, Sérgio terá de ser exímio nos minutos de jogo que dará a ambos.

No meio-campo, pese embora gostasse de ver Rúben neste modelo de Sérgio Conceição (tendo em conta a exigência que pede aos dois homens do miolo na construção de jogo, seria agradável ver aqueles pezinhos de Rúben Neves a funcionar), penso que estamos bem servidos. André André tem-se mostrado a bom nível em terrenos mais recuados, esquecendo a sua expulsão em Guimarães, e Herrera, aos poucos, vai dando um ar da sua graça. Oliver é, porventura, o que mais cresceu neste sistema e tem Otávio e Sérgio Oliveira para ocuparem a sua posição. Este último com bons indicadores nesta pré-época e a surpreender-me bastante. João Carlos Teixeira parece-me estar a mais neste plantel.

Fica apenas a faltar o ataque. Ainda que em fase embrionário já está visto que com Soares e Abou temos dois monstros apontados às balizas adversárias, porém ainda não consigo ver em Marega uma alternativa credível. Expliquei o porquê aqui.
Relativamente aos extremos, temos outro problema. Corona e Brahimi serão à partida os donos das posições com Hernâni e Otávio como suplentes. Se com o argelino e o brasileiro para a esquerda podemos ficar tranquilos, o mesmo não diria em relação à asa direita da equipa. Corona é demasiado inconstante. Quando está num "dia sim" é capaz do melhor, mas passa demasiadas vezes ao lado do jogo. É daqueles que faz um bom jogo e dois maus. Ter um jogador destes como seu suplente Hernâni, não é a melhor opção. Até agora o português só se mostrou em bom plano contra o Portimonense e vê-lo contra o Gil Vicente foi desesperante. Não fez nada e perdia a bola quase sempre que a tinha. A Corona faltava-lhe alguém que lhe mordesse os calcanhares, que o obrigasse a não baixar a guarda sob pena de ser ultrapassado, mas Hernâni parece que já se contenta em sentar-se no banco de suplentes. Aliás, apostaria que "os jogadores" que falou SC no final do jogo, tinham Hernâni incluído, de tão mau que foi o seu jogo. 

Mais do que em relação a Marega, seria para o lado direito do ataque que reunia esforços para solucionar esta lacuna, mas não me parece que vá acontecer. Vejo Sérgio a aproveitar Ricardo para ocupar essa posição quando necessário, mas um extremo seria muito bem-vindo.

Sem comentários:

Enviar um comentário