quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Reis No Principado

Depois da derrota caseira consentida frente aos turcos do Besiktas, a segunda jornada da prova milionária ditava uma difícil deslocação ao Mónaco, para defrontar aquela que foi a equipa sensação da última Champions e o atual campeão francês. O resultado, esse, não podia ser mais revelador da jogatana que fizemos em pleno  Louis II: 0-3, nem o mais otimista dos adeptos apontaria para estes números. E não, não venham com a conversa de que o Mónaco não é a mesma equipa para diminuir os méritos desta vitória. É verdade que Mbappé's, Bernardo's ou Mendy's não se substituem num estalar de dedos, mas os gastos em reforços deste Mónaco superaram os 100 milhões de euros.

Sérgio Conceição disse que o FC Porto ia demonstrar a sua grandeza e se Sérgio disse, está dito. Assim foi. Arrisco-me a dizer que da mesma forma que perdemos o jogo contra os turcos, vencemos este contra os franceses. Frente ao Besiktas as debilidades de um meio-campo em inferioridade numérica (apenas dois jogadores na zona intermédia) fizeram-se sentir. Sérgio Conceição podia ser teimoso e insistir na formula que vai fazendo sucesso internamente, mas assim não foi. O treinador assumiu os erros, percebeu o que tinha falhado e mudou. Frente ao Mónaco, num 4-3-3, fez entrar um meio-campo com mais gente e robusto ao qual se aliou uma equipa com grande solidez que secou por completo o adversário que, curiosamente, apresentou apenas dois homens no miolo: Moutinho e Fabinho.

Com a surpresa no 11 portista a ser Sérgio Oliveira, o FC Porto apresentou-se no Principado apostado em brilhar. Com a lição muito bem estudada, os dragões montaram uma verdadeira teia que anulou por completo o jogo dos campeões franceses. O FC Porto não teve problemas em dar iniciativa aos Monegascos porque sabia exatamente aquilo que tinha que fazer sem bola. Ora a defender em 4-4-2, com Herrera na ajuda a Aboubakar a pressionar os defesas contrários, ora em 4-5-1, o FC Porto anulou a construção dos franceses que procuravam essencialmente em Moutinho para o fazer. Sem muito espaço, os da casa viam-se obrigados a bater para as laterais.

Se sem bola os jogadores sabiam perfeitamente aquilo que fazer, com ela o critério era notório: velocidade, passes rápidos, tabelas, aproveitar o génio de Brahimi ou a explosão de Marega e  depois com um Aboubakar quase sempre no sítio certo. Assim, rapidamente o FC Porto se punha na área adversária criando perigo por diversas vezes. Marcou 3, criou oportunidades para mais, e nunca consentiu ao Mónaco a possibilidade de crescer no jogo, mesmo perante as alterações cada vez mais balanceadas para o ataque executadas por Leonardo Jardim. Os portistas mostraram-se sempre suguros e confortáveis com aquilo que estavam a fazer.
             

Em termos táticos este FC Porto foi de excelência, de tal forma que reduziu os Monegascos, com um ataque avassalador, a uma oportunidade clara de golo.

Aboubakar por duas vezes e Layún, abrilhantaram uma noite de Champions como há muito não se via, daqueles que nos deixam totalmente consolados e com um sorriso no rosto. 

Destaques:

IN

Sérgio Conceição - O mérito desta vitória vai todo para ele. Detetou os erros, corrigiu, arriscou e ganhou. Tudo o que este FC Porto tem feito é mérito de Sérgio Conceição que tem tirado o máximo de cada um dos jogadores. Ontem, foi mais um exemplo disso. Com Herrera, S. Oliveira e Marega em campo, jogadores que contavam muito pouco no passado, deu espetáculo.

O coletivo - Quando se faz um jogo taticamente tão bem conseguido como este é impossível não destacar o coletivo da equipa. Todos os setores estavam cientes daquilo que tinham que fazer, executaram quase sempre bem, e isso refletiu-se no resultado.

Marega / Brahimi - Completamente diferentes entre si, mas igualmente essenciais naquilo que oferecem ao jogo. Quem diria que "Marega" e "essencial" estariam na mesma frase, mas é verdade. Marega um verdadeiro comboio, pese embora as suas debilidades que facilmente se detetam, acrescenta uma força, velocidade e capacidade de sofrer faltas incríveis, que leva a equipa para a frente com grande facilidade. Ontem fez mais duas assistências e vai surpreendendo mais a cada jogo que passa. Já Brahimi parece que finalmente vê reconhecidos os méritos que, em tempos, nem todos viam. Oferece uma genialidade que mais nenhum outro é capaz e com a bola nos seus pés o jogo ganha outro perfume. Esteve endiabrado e aquele passe para Marega no segundo golo é delicioso.

Segue-se o Sporting e a equipa visita Alvalade no melhor momento. Confiante e moralizada pelo campeonato feito até ao momento, o FC Porto tem domingo a oportunidade de rematar uma semana em grande para os azuis e brancos. Tenho a certeza que os resultados não subirão à cabeça dos atletas, mas é certo que há muito não chegávamos tão bem a um Clássico.

2 comentários:

  1. Boa tarde, Muralha Azul.

    Uma análise lúcida e clara sobre a nossa excelente exibição no Mónaco. Tenho cada vez mais orgulho nesta equipa técnica e nestes jogadores. Unidos, humildes e determinados. É uma alegria e uma paixão ver este FC Porto! O FC Porto que todos conhecemos está a voltar e só temos de agradecer ao nosso Grande Sérgio Conceição. Vem com 2 anos de atraso... Um autêntico líder, que reconheceu os seus "erros" (não o critico por ter tentado a "Fórmula Campeonato" na Champions, pois deu seguimento ao momento da equipa), que leu muitíssimo bem este jogo e soube transmitir o seu plano a estes fantásticos jogadores que o seguiram à risca e com perfeição.

    É manter esta confiança, humildade e vontade de vencer!

    Cumprimentos,
    BMF

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sérgio Conceição está a superar todas as expectativas. Tem todo o mérito naquilo que o FC Porto tem conquistado.

      Definitivamente este Porto vem-nos despertando para o Porto dos melhores momentos do passado.

      Veremos o que se segue em Alvalade.

      Um abraço!

      Eliminar