sábado, 2 de dezembro de 2017

Sem Palavras

ROUBO! Não há outra forma que não esta de iniciar esta análise. Ontem assistimos a um roubo em direto. Eu sinto, verdadeiramente, que me foram à carteira e não pude fazer nada para o evitar. O sentimento de impotência perante isto é demasiado mau e não há como contornar as evidências, foi "à cara podre", meus amigos. Tenham vergonha!

Depois do que se assistiu ontem, é difícil fazer uma análise ao jogo jogado com o discernimento necessário até porque, afinal, estamos a falar de uma partida que, por influência direta da arbitragem, não terminou em 2 ou 3-0 para o FC Porto porque nos foram sonegados um golo, um penalti claro e consequente expulsão e outro lance de penalti que, admito, possa ser mais discutível.

Como se isto não bastasse, assistimos a um verdadeiro espetáculo de contorcionismo no pós jogo pela armada vermelha, que fez deste escândalo um prejuízo para o benfica. Eu até sugiro: já que estamos em época natalícia, aproveitem esses dotes de dobrar a coluna em 4 e apostem no circo de Natal.

O jogo começou com maior ascendente para a equipa visitante. Algo comum por parte do benfica, que tem nos 10/15 minutos iniciais de maior pujança uma arma para tentar alcançar a dianteira no marcador. Mesmo durante o período em que esteve melhor, não criou reais oportunidades de golo para a baliza de José Sá, pese embora os 65% de posse de bola ao quarto de hora. Enquanto isso, o FC Porto ia tentando lançar-se no contra-ataque com passes longos a aproveitar a velocidade de Marega. 

À medida que os minutos foram passando, o FC Porto foi crescendo e equilibrou o jogo, com o flanco direito a ser aposta dos Dragões para chegar à baliza de Varela. Aos 35 minutos, 45% dos nossos ataques surgiam pelo lado direito. E foi precisamente pela direita que surge o primeiro lance passível de penalti desta partida: Marega é rasteirado por Jardel e o árbitro nada assinala. Confesso que inicialmente me pareceu muito forçado, mas ao ver mais tarde as repetições há, efetivamente, um toque no pé do avançado maliano. Já todos vimos serem marcados penaltis por menos, não é verdade?

O jogo foi-se mantendo na mesma linha até perto do intervalo, quando surge novo lance na área do benfica e este é clarinho, não deixa dúvidas. A pergunta que se coloca é: Como é que isto não é assinalado? Por alma de quem é que o VAR deixa passar isto? E Jorge Sousa, não pede para visualizar o lance porquê? Ridículo. O FC Porto podia adiantar-se no marcador e o benfica ficava reduzido a 10, tudo isto em cima do final da primeira parte e o que isso poderia representar para os 45 minutos que se seguiriam. Como se não bastasse, tivemos de ouvir um Luís Freitas Lobo dizer que a bola bate na anca. Não brinquem!

O intervalo chegava e o crescente no jogo dos Portistas refletia-se nas estatísticas: tinha mais posse de bola e vantagem em indicadores como "bolas na área adversária" e "eficácia na distribuição".

O segundo tempo iniciava-se e, por minutos, ainda deu para pensar que a entrada do adversário registada na primeira-parte se iria repetir na segunda, mas tal não se viria a efetivar e, resumidamente, os segundos 45 min foram um verdadeiro amasso. O jogo fez-se num único sentido, as oportunidades sucediam-se e o desperdício também. Nos primeiros 15 minutos, Varela tinha sido já obrigado a fazer duas boas intervenções. 

A pressão exercida pelo FC Porto era tal, que a equipa adversária não conseguia sair a jogar, falhando quase metade dos passes que fez (53% de acerto no passe). Ora, com o caudal ofensivo portista a intensificar-se cada vez mais, eis que surge novo erro de arbitragem. Bandeirola levantada e anula-se um lance que daria o golo ao FC Porto. Novo erro gritante, desta vez do auxiliar que, contra o que é recomendado, não deixa seguir a jogada e anula de imediato a investida portista. Com lances como este como é que há a lata de se pedir que parem as críticas às arbitragens quando se invalida uma jogada destas? E nem venham com a conversa do "mas o Grimaldo sofreu falta". Não sofreu, foi tudo claro, ele nem sequer se queixa de falta. O auxiliar tinha o campo de visão limpo, é um lance demasiado básico para ser só incompetência.

Depois de novo roubo, Sérgio Conceição fez entrar Otávio para o miolo e, com o brasileiro a surgir bem na partida, aumentava ainda mais o perigo para a baliza encarnada. Até final, o FC Porto viria a desperdiçar dois golos feitos, com Marega em primeiro plano.

Destaques:

IN

ALEX TELLES - O lateral-esquerdo completou 12 acções defensivas, divididas de igual forma entre desarmes e alívios, e somou três passes para finalização. Para além disso, acertou quatro das suas cinco tentativas de cruzamento, colocou 14 bolas na área contrária e venceu nove dos 12 duelos que disputou.

BRAHIMI - O argelino destacou-se na distribuição de jogo com quatro passes para finalização. Tentou o drible 15 vezes, levando a melhor em sete ocasiões, venceu 15 dos 25 duelos que disputou e sofreu cinco faltas.

SEGUNDO TEMPO - Depois de uma primeira-parte mais dividida, os segundos 45 min foram de bom nível para o FC Porto, de tal forma que submeteu o benfica ao seu meio-campo durante praticamente todo o tempo concedendo ao rival uma oportunidade clara de golo e criando diversas. Faltou o golo que nos tiraram e a concretização das oportunidades.

OUT

ARBITRAGEM - Já disse em cima o que penso acerca do que vimos ontem no Dragão, foi demasiado mau para ser verdade. Vergonhoso!

FELIPE - Se fosse treinador, Felipe no próximo jogo e sentar-se no banco. A entrada sobre Jonas é para amarelo, claro e inequívoco. O que fez o brasileiro, era o lance tipo que, que para além da rivalidade, me fazia sentir nojo pelos jogadores do benfica, porque era uma constante o recurso a este tipo de ações, como tal irrita-me profundamente ver jogadores do meu clube fazerem o mesmo. Uma coisa é ser viril, outra é ser porco. Espero que Felipe altere a sua postura e opte pela primeira opção.

2 comentários:

  1. Boa tarde, caros companheiros da Muralha.

    Não vou falar sobre o jogo jogado. Vou só citar o nosso grande, querido e eterno Mestre Pedroto: “As gentes do Porto são ordeiras porque, se não fossem, há muitos anos teriam recorrido à violência perante os enganos dos árbitros que têm decidido da perda de muitos campeonatos”. Não concordo com a violência mas uma coisa é certa: as pessoas do Norte e do FC Porto estão a encher e encher e todos os balões rebentam. Todos nós já vimos este filme nas últimas épocas e lá de mansinho uns vai ganhando pontos e nós a ser prejudicados. Alguma coisa é preciso ser feita. É preciso impôr ordem e justiça, pois isto não vai lá com paninhos quentes. Querem respeito, dêem-se ao respeito!

    Forte abraço,
    BMF

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro BMF,

      Hoje, terça-feira, ainda me faltam as palavras para descrever aquilo que assistimos em pleno Dragão. ver-go-nho-so.

      Vêm pedir bom-senso mas nós temos de levar com isto. Não há limites.

      Grande abraço!

      Eliminar