terça-feira, 1 de novembro de 2016

Os Donos da Moral

Os últimos dias após o jogo entre Vitória FC e FC Porto têm sido ricos em moralismos que comovem qualquer um.

Os erros de arbitragem contra a equipa portista tiveram sábado novo capítulo, e o descontentamento portista parece estar a incomodar aqueles que, agora, se fazem passar pelos donos da moral. O FC Porto não tem razão, está a por em causa a arbitragem, está a desviar as atenções e o mais prejudicado é, pasme-se, o clube da Luz.

O risível da questão, é que estes são os mesmos que puseram tudo em causa logo no início do campeonato após o empate também contra este Vitória FC. Presidente, comentadores e demais, alçados em alguns meios de comunicação social começaram logo a gritar a altos berros. Foi um escândalo, "Não queremos mais aqui este tipo"disse Vieira ao vice-presidente do Conselho da Arbitragem da FPF. Tal como também já havia vetado o árbitro Pedro Proença, antes de se tornar Presidente da Liga.

Se houve verdadeiras campanhas contra a arbitragem em Portugal, essas, foram levadas a cabo pelos Donos da Moral que agora se ofendem com as queixas aos erros sucessivos sempre em consequência dos mesmos. Mas a falta de coerência permite-lhes tudo isso.

Quem apelou aos seus adeptos para se abster de apoiar o clube quando ele não jogasse em casa, que pediu para suspender negociações de contratos televisivos, não foi o FC Porto. Nem foi o FC Porto que apelidou um Secretário de Estado do Desporto de "Persona Non Grata" para o clube, tudo por causa de erros de arbitragem.

A falta de vergonha ainda permite que agora se peça a defesa dos árbitros, mesmo depois de também os acusarem de oferecer títulos à equipa Portista.

Mas já sabemos, o FC Porto nunca terá razão, será sempre o mau da fita, a fazer muito ou pouco barulho seremos sempre um alvo a abater.


2 comentários:

  1. Boa tarde. Antes de mais, gostaria de elogiar as análises feitas neste espaço. Calmas, inteligentes e ponderadas. É um espaço que desde o primeiro dia em que o consultei, é necessário uma leitura pelas suas publicações de grande nível.

    Quanto a este artigo, não tiro nem acrescento uma única vírgula. Concordo exactamente com tudo o que é dito! Infelizmente, sou o único Portista de gema na minha família e na cidade em que vivo, existem poucos Portistas e o meu grupo de amigos é composto maioritariamente por benfiquistas... É uma luta gritante não poder falar de futebol abertamente sem que haja as tão reconhecidas lavagens cerebrais que foram feitas ao pessoal que não aguenta ver o nosso clube vencer. Há sempre a desculpa da Fruta, do Apito Dourado... O FC Porto durante décadas venceu tudo porque simplesmente foi melhor! Mas isso não pode ser reconhecido como tal! Se somos prejudicados num lance, é porque fomos beneficiados no passado. Se somos beneficiados noutro lance, é porque a frutinha voltou. Enquanto isso, há Marcos Ferreiras, há Howard Kings, há Calabotes, etc. O FC Porto reclama de um lance no jogo de sábado, mas podia falar de outros, mas temos de estar caldinho, enquanto a moralidade grita o que grita à frente de quem grita, tal como é referido no artigo, mas está tudo ok, é tudo normal.

    Enfim.

    Desejos de uma excelente continuação. Espero que esrecva mais artigos como este.

    Um forte abraço de um portista para outro!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,
      Antes de mais agradecer os elogios. Palavras como essas significam sempre muito.

      Infelizmente, conhecemos bem esta incoerência e falta de vergonha. Para uns vale tudo, para outros não vale coisa nenhuma. Sempre foi e sempre será, mesmo que tenhamos razão de queixa todas as jornadas (algo que nem está muito longe da realidade atual).

      Por cá o espero a comentar mais vezes.

      Grande abraço,
      Muralha Azul.

      Eliminar