domingo, 6 de novembro de 2016

Uma Derrota Que Vale 1 Ponto


Num jogo em que durante praticamente uma hora o Dragão reduziu o líder a zero, fica a ideia que o resultado podia, e deveria, ter sido outro. E pior que os dois pontos perdidos e que os 5 de desvantagem, é o facto de, durante meia hora, deixarmos de mandar em nossa casa. Tivesse o resultado sido outro e falaria em humilhação para uma equipa que veio ao DRAGÃO para empatar. Mesmo assim, a exibição encarnada não é demérito próprio mas sim mérito do FUTEBOL CLUBE DO PORTO e do seu treinador. NUNO ESPÍRITO SANTO tirou do 11 héctor HERRERA e deu-lhe criatividade nos pés de jesús CORONA. Outra modificação que existiu foram os posicionamentos alternados de DIOGO JOTA, ÓLIVER torres e OTÁVIO que, agarraram, ofensivamente o meio campo para o nosso lado. Ainda assim, o que tacticamente ficou na retina foi a eficaz pressão da equipa portista no mesmo meio campo e que permitia a maior parte das vezes ganhar espaços na frente. A par disso, a estratégia de NUNO, não só anulou o ponta de lança do SL BENFICA, kostas MITROGLOU, como anulou também os alas franco CERVI e eduardo SALVIO que praticamente não existiram em zonas de perigo. Juntando a essas questões táticas, a mentalidade com que equipa entrou e o empurrão que veio das bancadas, fizeram com que o FC PORTO dominasse o primeiro tempo por completo, e só não chegou ao intervalo em vantagem devido à eficácia do brasileiro EDERSON. Digo mesmo que terão sido os melhores 45 minutos que vi esta época.   O segundo tempo trouxe a mesma ideia na procura do golo, e numa jogada em que a posse de bola a meio campo e a virtuosidade de CORONA no desiquilíbrio se complementaram, deram a possibilidade a DIOGO JOTA de fazer justiça no resultado e colocar o FC PORTO na frente. Com o golo, NUNO baixou um pouco as linhas mas manteve a pressão e, as dificuldades do BENFICA em chegar com perigo à baliza de iker CASILLAS, com a excepção dos pontapés de canto e de um remate de andras SAMARIS, obrigaram RUI VITÓRIA a mexer, lançando andré HORTA para o jogo e colocando-o numa zona mais interior.  
Como foi possível não vencer?
A partir desse momento, os encarnados começam a ter mais bola, e o FC PORTO passa a jogar em transições. E se o técnico encarnado deu à equipa um sinal ofensivo (ainda iria colocar raúl JIMÉNEZ), NUNO dá à sua o sinal contrário. Joga com ANDRÉ SILVA sozinho, e cansado, na frente (JOTA tinha recuado para a ala) e preenche o meio campo com RÚBEN NEVES. É certo que refresca uma zona nuclear do terreno e da-lhe mais músculo mas perde capacidade de levar bola para o meio campo ofensivo. Com a perda do meio campo e com um BENFICA mais perto da área contrária, sem no entanto criar situações de golo, e apostando principalmente nas bolas para a área, na dança de substituições, NUNO coloca miguel LAYÚN no auxilio a alex TELLES, e já perto dos 90' troca ÓLIVER por héctor HERRERA, ironicamente, a substituição que mudou o jogo. Num lance completamente inofensivo, o mexicano permite uma última oportunidade ao BENFICA e, para completar o azar, e azelhice, de HERRERA, a cabeça de LIZANDRO lópez estabelece o empate e um final de jogo ingrato para a exibição dos dragões na partida. Se é certo que a estratégia de NUNO deu para dominar e vulgarizar a equipa que lidera a LIGA NÓS, também é certo que acabou por valer apenas um ponto. E se é verdade que uma “branca” de HERRERA deu naquilo que deu, também não é menos verdade que, no DRAGÃO, não podemos mandar durante uma hora mas sim até ao último apito. Enquanto isso, a equipa que teve que montar o autocarro e que foi controlada do ínicio ao fim acaba por conseguir a sua vitória, fazer a sua festa e, principalmente, manter os seus 5 pontos de distância. Destaques IN

Danilo -  Fundamental para a subida no terrenos dos seus companheiros do meio campo. É o jogador do FC PORTO em melhor forma.
Óliver/Otávio - Por eles passou todo o jogo (ofensivo e defensivo) do FC PORTO. Se esta sociedade se mantiver...

Jota - Não só pelo golo mas, principalmente por estar ali, aparentemente, um jogador “à Porto”. Gostei Estádio do DRAGÃO - Ontem (durante 1 hora) conseguimos ser PORTO. Equipa, cidade e adeptos dentro de um estádio. Que se mantenha. OUT Benfica - Ontem vi o clube de LISBOA como um “tomba gigantes”. Isso diz tudo sobre o jogo que fez. Herrera - Não o crucifico... mas deu golo e não podia. Como já referi foi azarado e azelha, muito azelha.


por Fábio Daniel Ferreira,
Muralha Azul.

Sem comentários:

Enviar um comentário