domingo, 19 de julho de 2015

MSV Duisburg 0 vs 2 FC Porto

O FC Porto realizou, ontem, o segundo jogo da sua pré-época, um jogo em que teve como seu opositor o MSV Duisburg, recém-promovido à segunda divisão alemã.
Este era um jogo que gerava algum entusiasmo à sua volta com a expectativa dos adeptos em verem pela primeira vez em ação Casillas e Maxi Pereira. E assim aconteceu, ambos iniciaram a partida. Para além destes estiveram em campo ainda: Jose Angel, Maicon e Marcano; Danilo Pereira, Imbula e Bueno; Varela, André Silva e Tello.
Na primeira parte, Julen Lopetegui fez apresentar um esquema tático diferente do habitual, uma espécie 4x2x3x1, com Danilo e Imbula à frente da defesa, embora o francês com mais liberdade para subir no terreno que o seu colega do meio-campo e Alberto Bueno a jogar no apoio ao ponta de lança. O jogo, no primeiro tempo foi mais lento, muito devido ao novo esquema tático com que a equipa se apresentou. As jogadas de envolvência não foram tantas como as que se desejaria, mesmo tendo em conta que este foi um jogo de pré-época. A melhor oportunidade dos primeiros 45 minutos surge com um grande passe do jovem português Sérgio Oliveira (entrou à meia hora de jogo para o lugar de Imbula) que encontra Bueno que remata para defesa do Gr adversário. O jogo chegava ao intervalo empatado a zero.

Na segunda parte, para além das alterações na equipa, com a entrada de Helton, Alex Sandro, Indi, Lichnovsky e Ricardo; André André e Evandro a completarem o meio campo juntamente com Sérgio Oliveira, que viria a ser substituido por Rúben Neves; na frente Brahimi, Aboubakar e Hernâni (que deu lugar a Adrian Lopez) Lopetegui alterou também o esquema tático, voltando ao 4x3x3 habitual.
As diferenças foram notórias, com a equipa a criar muitas e boas oportunidades num curto espaço de tempo, o futebol melhorou bastante e jogou-se com mais rapidez e os golos surgiram naturalmente, primeiro por Brahimi e depois por Hernâni. Esta é, sem dúvida, a tática do FC Porto, pese embora não haja problema algum em experimentar novos esquemas, até porque estamos na pré-época e é agora que os testes devem ser feitos.
O jogo terminou com um 2x0 que podia perfeitamente ter tido números mais dilatados. Embora, na pré-época o mais importante não sejam os golos é sempre bom ganhar, seja contra que equipa for. Contudo, o mais importante é sempre criar rotinas e perceber o que de melhor cada jogador tem para oferecer e os dois jogos já realizados permitem já tirar algumas conclusões sobre alguns jogadores.

Como foi um jogo de pré-época e é sempre muito cedo para falar destaco apenas os seguintes jogadores, quer pela positiva (+) ou negativa (-):

André André (+) - para mim, o melhor do encontro. O meio-campo com ele ganhou outro ritmo. Forte na recuperação de bola e a sair a jogar. No próximo encontro gostava de ver como funcionaria juntamente com Imbula e Danilo;

Brahimi (+) - o jogador que nos deliciou a época passada até à partida para a CAN voltou nesta pré-época, boas jogadas com os adversários a ficarem nas covas. Resta saber se é para se prolongar pela época dentro;

Varela (+) - um + para Varela pela determinação que está a demonstrar. Varela pode ser um elemento interessante na próxima época, a sua capacidade de desequilibrar jogos e dar velocidade ao jogo podem ser uma mais-valia;

Adrian Lopez (-) - um grande menos para Adrian, o espanhol continua a não mostrar aquilo que sabe fazer e a justificar o investimento da SAD na sua contratação. A continuar assim é perfeitamente dispensável para a próxima época;

José Angel (-) - bom a atacar e a oferecer soluções em zonas mais adiantadas do terreno, mas a defender a demonstrar alguns erros, e sendo ele defesa esquerdo a sua primeira função é defender e quando essa não é tão bem feita... Contudo, ainda há muito tempo para Angel melhorar e continua a ser uma ótima alternativa a A. Sandro.

A equipa regressou ainda ontem a Portugal, para viajar novamente quinta-feira, desta vez para a Alemanha onde irão realizar o próximo jogo frente ao Borussia Mönchengladbach, um teste contra uma equipa bem mais superior às de até então e onde o FC Porto será colocado realmente à prova.


Sem comentários:

Enviar um comentário