domingo, 21 de agosto de 2016

De Rafa a “Rafeiro” e a Primeira Derrota da Época

O nome é pequeno, apenas Rafa, mas a novela que protagonizou foi a mais longa do mercado. Uma novela que, aparentemente, está a terminar e, pelos vistos, da pior forma para o nosso clube.

Rafael Alexandre Silva, formado no Alverca, tem 23 anos e teve uma passagem pelo Feirense antes de chegar a Braga. E foi nos guerreiros do Minho que Rafa despertou o interesse dos três grandes. No entanto, as exibições do extremo/avançado na época transata despertaram o interesse mais incessante do Futebol Clube do Porto e do Benfica, numa luta que foi ainda, aqui e ali, apimentada (na imprensa) por supostos interesses de Inglaterra, Rússia e até do Continente Asiático.

Nesta rubrica não debaterei se o jovem natural de Vila Franca de Xira é ou não um bom reforço para a equipa de Nuno Espírito Santo, se colmata ou não uma lacuna na sua posição ou até se vale ou não os 20M que tanto se apregoou por aí, mas de uma coisa não há dúvida, Rafa é um dos grandes valores portugueses deste campeonato. 

Troféu Rafa Silva
Aliado a isso, que é a razão pela qual o nosso clube mostrou interesse, Rafa é campeão europeu, é jovem, é português e... nesta luta entre Dragões e águias mostrou desde o primeiro momento a preferência por nós. E este deve ser o ponto principal. 

O Futebol Clube do Porto é, neste momento, um clube frágil. A paciência dos adeptos já não é a mesma do passado e qualquer falhanço do clube, quer a nível desportivo, quer a nível financeiro, é motivo para se concluir que o clube não está a ir na direção certa. Ora, nessa linha de pensamento, Rafa tornou-se, a certo momento, um troféu de um clássico muito especial, e jogos em que o troféu pode escolher o vencedor há poucos. 

E se estivemos quase sempre à frente, chegando até a acordo com os bracarenses e com o empresário do atleta, a bola está agora do lado encarnado. Chegaram tarde, mas chegaram. Obviamente que para muitos adeptos significa mais um negócio falhado (na linha do que vem acontecendo nos últimos anos), para outros o “enorme” Rafa passa a simples “rafeiro”, mas, para mim, tenha como esta novela como vilão Pinto da Costa, António Salvador ou António Araújo (empresário do jogador), significa apenas, frente ao rival de sempre, a primeira derrota da época, num jogo em que repito, o troféu queria cair para o nosso lado. 

Da mesma forma que, para mim, nenhum jogador é indispensável, o processo Rafa devia ter tido outro desfecho. E porque o jogador, aparentemente, ainda não pôs o preto no branco, a ver vamos se ainda há um minuto 92 nesta história. 


por Fábio Daniel Ferreira,
Muralha Azul

3 comentários:

  1. Fabio, a primeira derrota da época? Vês curto, confundes o ouro com o dourado....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para mim até significa mais que uma derrota, atendendo ao facto de disputarmos o atleta com um rival... ;)

      Eliminar
  2. Para mim a não vinda dele foi uma vitória, e explico porquê: na minha opinião o Rafa não é jogador para 16 milhões de euros, se ele viesse iria enfraquecer o nosso clube, pois ficava mais endividado.

    ResponderEliminar