segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Fantasmas de Um Passado Recente

No rescaldo do empate na champions, frente ao COPENHAGA, o FUTEBOL CLUBE DO PORTO não fez melhor em Tondela. Não jogamos bem, há motivos para preocupação e, pior, vi em Tondela um regresso a um passado recente. “Devíamos ter ganho”, disse NUNO ESPÍRITO SANTO à flash interview e eu não podia estar mais de acordo. Além disso, é “preocupante” a ausência de soluções para se chegar ao golo e, também aí, dou razão ao nosso técnico. Mas, afinal, por que não ganhamos e o porquê da falta de soluções? O técnico sabe-o. E começo pela gestão. Ivan MARCANO passou do onze para a bancada enquanto yacine BRAHIMI passou da bancada para o onze. Estranho numa equipa que deveria ter princípios definidos mas, mais estranho, diría, foi a ausência, não de um, não de dois, mas de três jogadores titulares no meio campo no jogo de quarta-feira: DANILO pereira, héctor HERRERA e ÓLIVER torres. E se, quanto a mim, willi BOLY e o argelino, nas suas posições e apesar da notória falta de ritmo e de rotinas, foram cumprindo, já RÚBEN NEVES e ANDRÉ ANDRÉ foram curtos perante um meio campo (a três) da equipa do Tondela e nunca conseguiram ser o elo com o ataque que a equipa precisava. Assim sendo, o peso das alterações caíram em cima de OTÁVIO, que foi o único elo de ligação com a zona de finalização e dos avançados, que acabaram por ter mais contactos com os adversários do que propriamente com a bola. ÓLIVER ainda mexeu com o jogo, mas acabou por ser curto numa fase em que o FC PORTO procurava o golo.

Depois, a posse de bola vs eficácia. Não podemos dizer que não tivemos bola, pois 78%, é um amasso. Mas também é verdade que só rematamos duas vezes à baliza frente a uma equipa que ainda não ganhou e fizemo-lo nos últimos 10 minutos. E é, de facto, muito pouco. BRAHIMI e OTÁVIO jogaram longe da área e estavam sempre bem marcados, às vezes até em exagero. ALEX TELES e miguel LAYÚN ainda foram participando na construção de jogo, mas as “setas” da equipa de PETIT estavam nas alas e as preocupações eram mais defensivas, embora o mexicano ainda arriscasse alguns cruzamentos. E na frente, bem, na frente, ANDRÉ SILVA e laurent DEPOITRE jogaram ambos como “segundo avançado”, aparecendo raramente em simultâneo na área e privilegiando a solicitação dos companheiros no tal jogo de posse.
Por fim, a finalização. Como escrevi acima, o FC PORTO fez dois remates à baliza em três ocasiões de golo. Como disse NES, o FC PORTO fez o suficiente para ganhar. Para se poder finalizar há que criar condições para tal e há que ter quem faça do golo uma forma de vida. E o FC PORTO não tem. ANDRÉ SILVA ainda não é o ponta de lança que o nosso clube precisa. Corre, luta, e de facto não é um mau jogador, mas tem que crescer. E se no remate para a defesa de CLÁUDIO RAMOS, ainda lhe dou um “desconto”, o lance com ÁDRIAN lópez ao lado é para NES dar, literalmente, murros no banco. Quanto a laurent DEPOITRE, ainda não sei o que vale este belga. É um jogador de luta e realmente ganhou bastantes duelos durante o jogo mas, ao quarto ou quinto jogo, continua praticamente sem rematar à baliza. O que os adeptos do FC PORTO viram NUNO também viu. E por isso esperamos ansiosamente o próximo jogo. O jogo de ontem, com a gestão efetuada e com mais posse do que produção ofensiva, seja um caso sem exemplo. Ontem vi um FC PORTO de um passado recente e que resultou naquilo que toda a gente sabe. Que os jogos em que somos obrigados a ganhar, conquistemos os três pontos, e que, com posse ou num futebol mais direto, as soluções que tanto preocupam NUNO sejam encontradas. Para o bem de todos. Destaques IN BOLY-FELIPE - Iker CASILLAS evitou males maiores numa grande defesa, mas num dos raros erros da defesa portista, em que os centrais estiveram bem, jogando juntos pela primeira vez. O ex SC BRAGA cumpriu e FELIPE é cada vez mais uma certeza. 
Agitador de águas paradas

ÓLIVER - Mexeu com o jogo. O FC PORTO foi efetivamente mais perigoso e certamente deixou NES arrependido de o ter colocado no banco.BRAHIMI - Não fez um jogo enorme, mas a titularidade mostra que o argelino tem trabalhado para merecer a confiança do técnico. OUT
ANDRÉ SILVA - Trabalhou e correu mas... nem sempre bem. Teve ainda duas vezes o golo nos pés e a possibilidade de mudar o rumo do jogo DEPOITRE - Ainda não foi desta que convenceu. Deixa ainda a incerteza quanto ao seu valor mas, ontem, podia ter feito mais. NUNO ESPÍRITO SANTO - Há erros que devem servir de exemplo e hoje houve vários. Esperamos uma reação.

por, Fábio Daniel Ferreira
Muralha Azul

Sem comentários:

Enviar um comentário