domingo, 2 de dezembro de 2018

Liga...De Campeões


FUTEBOL CLUBE DO PORTO e FC SCHALKE 04 subiram a relvado já com o apuramento para os "oitavos" garantido. No entanto, o primeiro lugar estava em discussão e, num oceano com muitos golfinhos os azuis e brancos mostraram ser um tubarão.

"Os mestres, os melhores, as grandes equipas, os campeões". Este é o refrão do hino da LIGA DOS CAMPEÕES que, em 1992, TONY BRITTEN decidiu adaptar do tema Zadok the Priest. Assim sendo e, após a quarta vitória em cinco jogos na maior prova de clubes da UEFA, o FC PORTO preenche os requisitos que o refrão reclama e garante ainda o lugar no topo do grupo D.

E porque se fala em mestre, SÉRGIO CONCEIÇÃO foi mais uma vez mestre na leitura do jogo e naquilo que foi a preparação para o mesmo. MAXI pereira, tal como eu idealizava, foi chamado para o lado direito da defesa, permitindo que jesús CORONA se adiantasse no terreno. DANILO pereira, héctor HERRERA e ÓLIVER torres preencheram o meio campo e moussa MAREGA foi o avançado móvel de serviço, contando com yacine BRAHIMI e CORONA, como já referi, nas alas. E apesar do FC PORTO ter sentido, nos primeiros minutos, que os alemães vinham para discutir o encontro, os azuis e brancos não tardaram a pegar no mesmo e impor o seu ritmo em quase todos os momentos apresentando mais uma vez qualidade e eficácia no seu jogo.

Daí, nessa subida de produção, que se acentuou principalmente na segunda parte (em função do empate que se registava) estiveram os melhores. E aqui, refiro-me aos melhores jogadores como a música da prova milionária o refere. Assim, vêm-me à ideia o nome, por exemplo, de CORONA que está num momento desconcertante, de MAREGA que andou a fezer de ponta de lança e de falso ponta de lança sempre comprometido e solidário com a equipa, o nome de HERRERA que embora o seu jogo, por vezes, pachorrento tanto vai à direita como à esquerda e ainda apoia tanto o DANILO atrás como apoia o MAREGA mais à frente, os da dupla FELIPE-éder MILITÃO que não tem dado hipótese até aos melhores das equipas adversárias, ou seja, um conjunto de jogadores que atravessam um grande momento neste PORTO e que, porque falamos nos "melhores", tem em ÓLIVER, a sua maior referência neste momento ao nível do momento que atravessa.


Depois, o compositor inglês fala nas grandes equipas. Pois bem, o FC PORTO mostrou mais uma vez a competência e dimensão europeia que possui. O SCHALKE 04, que era apontado até como um dos favoritos do grupo, fez dois remates enquadrados com a baliza de iker CASILLAS e teve ainda em ralf FAHRMANN, o seu guarda redes, a sua exibição individual mais conseguida. Os azuis e brancos ainda não perderam na prova e, apenas alcançados pontualmente por FC BARCELONA e FC BAYERN que também têm 13 pontos, continua assim, à altura dos grandes palcos.
Por fim, esta é uma liga para campeões e só esses seguirão, para já, para os oitavos de final. Aí, o FC PORTO marcará, mais uma vez, presença e, mais uma vez também, como único representante português. Ainda com a partida de Istambul por realizar o FC PORTO já olha para o sorteio e, a partir daí é o que a sorte ditar para um encontro que será certamente de LIGA DOS CAMPEÕES.

DESTAQUES

IN

FELIPE-éder MILITÃO - Defensivamente estão em grande forma e, num jogo de "champions" até deu para fazerem de ponta de lança. MILITÃO abriu caminho à vitória azul e branca e a FELIPE só faltou a bicicleta sair um pouco mais curta.

CORONA - Está na sua melhor fase e tem sido decisivo. Seja pela direita ou pelo centro CORONA é neste momento um acarga de trabalhos para as equipas adversárias.

ÓLIVER - É para mim, desde que cá está, um dos melhores jogadores do FC PORTO. Desta vez agarrou a oportunidade, e em boa hora.

OUT

SCHALKE 04 - Encontrou um forte FC PORTO pela frente mas, sair do DRAGÃO com dois remates é pouco para o poderio alemão. E um deles foi de grande penalidade.

MAXI - Não esteve mal mas pior que o costume. Foi acumulando erros que, normalmente, não comete e foi sem dúvida um elemento a menos.

por Fábio Daniel Ferreira

Sem comentários:

Enviar um comentário