sábado, 26 de setembro de 2015

Moreirense 2 vs 2 FC Porto - Inaceitável

Inaceitável. É desta forma que qualifico o resultado ao jogo de ontem que terminou num empate entre Moreirense e FC Porto a duas bolas.

Depois da vitória na semana passada contra o rival Benfica era de esperar que a equipa Azul e Branca cimentasse o primeiro lugar na qualificação contra o penúltimo qualificado do campeonato português porém, não foi o que aconteceu e os comandados de Lopetegui arriscam-se não só a perder a vantagem que ganharam com a vitória da jornada anterior como também o primeiro lugar no campeonato.

A entrar em campo com um 11 com três alterações face ao último jogo, o FC Porto alinhou com Casillas; Maxi, Maicon, Marcano e Layún; Danilo, Herrera e André; Brahimi, Osvaldo e Corona.

Como é habitual quando as coisas não correm de feição, nomeadamente no caso do FC Porto, aponta-se sempre a questão da rotatividade que o treinador espanhol imprime na sua equipa como o motivo para resultados menos positivos e ontem não foi excepção, embora não seja dos que alinhe por esse caminho.

De entre as alterações, Danilo é um jogador de enorme qualidade em quem  Lopetegui depositou a sua confiança desde o início do campeonato e Imbula que, embora tenha iniciado grande parte dos jogos a titular, ainda não convenceu.

Numa primeira-parte sem muita história valeu o belo golo apontado pelo central Maicon e mais uma boa oportunidade criada pelo ponta-de-lança de serviço, Pablo Osvaldo.

O segundo tempo foi, naturalmente, mais agitado. Com o FC Porto a não entrar bem em campo a equipa de Moreira de Cónegos chegou ao empate castigando a passividade da defesa portista.

Com o resultado empatado a equipa Azul e Branca teve de correr atrás do prejuízo e com o tempo a escassear Lopetegui mexeu no jogo. Se o questionaram há oito dias por não prescindir do seu esquema de jogo, ontem, o treinador espanhol não teve problemas em retirar um médio para lançar a jogo um extremo (Herrera por Tello) e tirar Marcano por troca com Aboubakar.

As alterações surtiram efeito, com Corona a jogar mais no meio foi possível ao FC Porto criar mais desequilíbrios e consequentes oportunidades de golo. Golo esse que surgiu aos 79 minutos, precisamente através do extremo mexicano , apontando o seu terceiro golo no campeonato.

Se depois de se ver em vantagem com o golo de Maicon os portistas baixaram o ritmo de jogo acabando por sofrer o empate, depois de acelerar a partida e voltar a alcançar a vantagem cometeram o mesmo erro. Nova quebra de ritmo e displicência e empate a dois dos de Moreira de Cónegos já nos minutos finais.

Mais do que as alterações ao 11 o que faltou realmente foi atitude e querer ganhar à equipa portista, não se pode aceitar a postura dos comandados de Lopetegui neste jogo depois de ter vencido o seu rival na jornada anterior, é inaceitável a facilidade com o Moreirense chegou à nossa baliza e fez os seus dois golos assim como a consequente perda de pontos. Mais do que isso, não se percebe como se deixa cair por duas vezes após estar em vantagem, num jogo displicente e sem ritmo.

A imagem que fica é de uma equipa que no meio de tanta posse de bola, quando ela é realmente precisa não a consegue materializar num jogo seguro e longe da sua baliza.

Terça-feria há joga-se novamente, desta vez contra os ingleses do Chelsea. Espera-se um desempenho e atitude completamente diferentes.


Sem comentários:

Enviar um comentário