sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Os Amigos de Arouca

Como já se sabia, o jogo entre Arouca e FC Porto, ao contrário de que aconteceu com "outro(s)" quando defrontaram a equipa arouquense, não será jogado em Aveiro.

Ontem, a rádio TSF questionou o presidente do clube, Carlos Pinho, se havia sido colocada a hipótese do jogo com os azuis e brancos ser, também ele, disputado no mesmo local, com o Presidente Amigo a responder da seguinte forma:

«No jogo com o Benfica quisemos dar uma prenda aos muitos emigrantes naturais de Arouca que estavam de férias em Portugal. Com o regresso desses emigrantes aos países onde vivem e trabalham essa opção não faz sentido»

A desculpa de Carlos Pinho é que o jogo realizou-se em Aveiro para dar uma prenda aos emigrantes naturais de Arouca. Ora, qual a melhor forma de presentear os ditos naturais? Realizando o jogo a quase 70 km da sua terra.

Se houve presente, esse mesmo foi dado ao adversário que, mesmo assim, o desperdiçou, não conseguindo vencer.

No Municipal de Aveiro até podiam estar muitos arouquenses mas não a torcer pelo clube da sua terra, e isso só foi um fator contra o clube de Carlos Pinho. Caso contrário, e certamente caberiam todos no seu estádio com cinco mil lugares e não teriam de se deslocar 70 km.

Seria, talvez, mais sensato, dizer que os proveitos gerados com o dinheiro da bilheteira foi muito superior caso o jogo fosse em Arouca e, com isso, poupava-nos a este discurso. Mas será que o motivo para a alteração foi apenas esse? É que se assim for, com o FC Porto (e embora já cá não estejam os tais emigrantes) certamente que haverá mais procura do que a oferta que o Estádio Municipal de Arouca pode oferecer e, nesse caso, também seria benéfico para as finanças do FC Arouca que o jogo se realizasse num estádio com maior capacidade mas, segundo Carlos Pinho, "não faz sentido".


Certo é que, com um estádio repleto de adeptos da equipa adversária e não podendo tirar proveito das reduzidas dimensões que tem o relvado arouquense, jogar em Aveiro, à excepção dos ganhos com os bilhetes, só beneficiou uma equipa, ou pelo menos tinha tudo para isso, mas nem assim...

Importante, é também dizer que acho muito bem que com o FC Porto joguem no seu estádio, só não percebo por que não o fazem sempre tendo o seu estádio disponível. Serão só os proveitos financeiros ou a questão de presentear emigrantes que está em questão?

O que é curioso é que nas quatro jornadas que o Benfica teve/tem anteriores a jogar com o FC Porto no Dragão, três delas foram/serão em casa e outra só foi "fora" no papel, o FC Arouca vs SL Benfica.

Caro Carlos Pinho, dou-lhe uma sugestão: da próxima vez que quiser presentear quem quer que seja, faça o jogo no Dragão. Para além da cidade do Porto ficar mais próxima de Arouca que Aveiro (as distâncias aqui e aqui), ainda leva mais "emigrantes".

Sem comentários:

Enviar um comentário