terça-feira, 15 de setembro de 2015

O Regresso das Noites Europeias


Estão de volta as noites europeias aos grandes ecrãs. A UEFA Champios League inicia-se hoje, porém, a estreia dos Dragões na maior competição de clubes está marcada para amanhã quando defrontar os ucranianos do Dínamo de Kiev.

Num grupo que poderia ser bem mais complicado (falei disso aqui) é importante, como em todas as provas, entrar a vencer. Contra a equipa ucraniana não é excepção, ainda para mais se queremos fazer uma fase de grupos tranquila e à altura dos pergaminhos da equipa portista. Alcançar pelo menos os quartos-de-final da competição, à semelhança do ano passado, é o que se pede, não só pelo prestígio que esta prova dá a todos os clubes que nela participam e, principalmente colecionam boas exibições, como ao nível financeiro.

Para clubes como é caso do nosso FC Porto, o dinheiro que a prova rainha da UEFA possibilita é muito importante para umas finanças saudáveis e minimamente equilibradas. Os portistas arrecadaram, já, cerca de 10M de euros com a participação na fase de grupos (registou-se um aumento dos prémios relativamente aos últimos anos para quem alcança esta fase, até então os clubes recebiam "apenas" 8,6M).

É por todos estes motivos que, entrar com o pé direito é muito importante!

Do outro lado estará uma boa e organizada equipa que, na época transata, destronou o poderia que vinha sendo cimentado pelo rival Shakthar Donetsk que vinham de uma série de 5 campeonatos conquistados. Este dado é revelador dos problemas que pode causa a equipa Dínamo de Kiev.

O jogo com a equipa ucraniana não será, com certeza, fácil à partida. Compete ao FC Porto torná-lo assim e capacidade para tal não lhe falta. Para obtermos o resultado que queremos basta, apenas, ver uma equipa jogar com a atitude do jogo de Arouca numa boa parte do tempo.

Para este jogo, não arrisco um onze fruto das boas e credíveis opções que o treinador Lopetegui tem à sua disposição, o jogo do último fim-de-semana foi revelador disso mesmo, com as alternativas no 11 a darem uma boa e convincente resposta.

Dos 32 clubes presentes na Champions a equipa portista é a 18ª mais valiosa, a 1ª em Portugal, com o valor a rondar os 164M de euros, isto depois de fazer vendas próximas dos 110M.

Não deixa de ser relevante e clarifica que na teoria temos o melhor plantel, que na prática também tenhamos.

Agora, que venha daí a Champions!

Sem comentários:

Enviar um comentário