sábado, 1 de agosto de 2015

FC Porto 0 vs 0 Valência. Um Empate Num Bom Teste.

O FC Porto defrontou, hoje, o 4º classificado da liga espanhola na época passada, o Valência. Treinado pelo nosso conhecido Nuno Espírito Santo.

Contra um adversário bem orientado e com ótimos jogadores, este era um jogo interessante de se seguir.
Tal como tinha feito referência no post anterior, esperava ver neste torneio, nomeadamente no jogo de hoje, um FC Porto a entrar em campo com um 11 o mais próximo possível do que iniciará este campeonato, e assim foi.
Começamos com:  Iker Casillas; Maxi, Marcano, Maicon Roque (cap.), Alex Sandro; Danilo Pereira, André André, Evandro Goebel; Yacine Brahimi, Aboubakar, Cristian Tello.

Destes 11, apenas Evandro será o único que não jogará e, talvez, André André. Mas a continuar a jogar como tem feito, Imbula vai ter de suar para tirar o lugar ao português.

Numa primeira-parte bem jogada por parte dos Azuis e Brancos assistiu-se a um futebol agradável, boas jogadas de entendimento, rápidas e bem mais fluídas a resultarem em boas oportunidades de golo que a equipa portista desperdiçou. Em suma, um jogo interessante de se ver com algumas coisas bonitas a surgirem, sempre tendo em conta que são ainda jogos preparatórios.
Para além das oportunidades perdidas, a destacar na primeira-parte há também a sublinhar a saída de Evandro por lesão, dando lugar ao mexicano Herrera.

Na segunda-parte, entraram Martins Indi (troca por Marcano), Imbula (por Herrera) e Varela (por Tello). Mais tarde entraram ainda Ricardo (por Maxi), Ruben Neves (por Danilo), Hernâni (por Brahimi), Adré Silva (por Aboubakar), José Ángel (por Alex Sandro) e Sérgio Oliveira (por André André).

Este segundo tempo não foi tão bem jogado como o primeiro, muito por força das 9 alterações que foram quebrando o ritmo. O jogo tornou-se mais lento e menos objetivo e sem tanta profundidade, contrariando o que aconteceu nos primeiros 45 minutos.
No entanto, destaca-se ainda um remate à trave de Sérgio Oliveira aos 89 min, ainda antes Martins Indi de bola parada cabeceou para fora e Otamenti quase ia marcando na própria quando assertou também na barra ao tentar cortar uma bola, após cruzamento da esquerda.

Terminados os 90 min vieram os penaltis. Sérgio Oliveira falhou para os portistas ao passo que Javi Fuego e João Cancelo falharam para os espanhóis. Este último a proporcionar uma boa defesa ao guarda-redes Casillas.

Em traços gerai, assistimos a um bom jogo de futebol, onde o FC Porto não só mostrou francas melhorias como anulou muito bem o Valência que, entretanto, joga a pré-eliminatória de acesso à Champions League e, portanto, com a sua preparação numa boa fase.

Que este jogo tenha servido para serenar os ânimos daqueles que se vinham mostrando muito reticentes e a colocar tudo em causa.
Amanhã há novo jogo, quando defrontarmos os ingleses do Stoke City às 16h45, na Sport TV .

2 comentários:

  1. É pre epoca, temos que relativizar tudo para o bem e para o mal.
    Por mim ganhar por 5 ou perder por 5, não tem grande importância,acho a pre epoca uma chatice, em que tirar conclusões é muito difícil..Mas sempre é melhor vencer do que perder. Quero uma vitória contra o Guimarães,tudo resto é trivial, e se possível que ninguém se lesione na pre época.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade que é pré-época vale o que vale, e campeões de pré-época não ditam vencedores em Maio. Já se fizeram muito bons jogos de preparação e não se ganhou nada no final do campeonato e o inverso também.
      E é como diz sejam quais forem as análises que se façam na pré-época, principalmente individuais, são sempre precoces.
      Contudo, eu, pelo menos, gosto de ver melhorias de jogo para jogo. Vamos ver como será hoje. É como diz Lopetegui "a prioridade é que a equipa chegue bem ao campeonato".

      Cumprimentos,
      Muralha Azul.

      Eliminar