quinta-feira, 20 de agosto de 2015

O Famigerado Dez

De há largas semanas para cá, durante o reboliço habitual do mercado de transferências, de entre as várias posições às quais o FC Porto poderia receber reforços houve sempre uma mais ventilada que as restantes: um jogador para o setor intermédio que pisasse terrenos mais adiantados - um dez.

Se há quem defenda que não é necessário mais ninguém para o meio-campo, existe, do outro lado, uma maioria (da qual faço parte) que concorda que os azuis e brancos necessitam de algo mais no miolo.

São três os nomes de que muito se tem falado: Óliver, Lucas Lima e Lamela. Porém, qual deles terá aquilo de que precisamos?

Óliver Torres

Começo por Óliver, pois parece ser ele o preferido de Lopetegui. Caso o jovem espanhol receba guia de marcha por parte de Simeone no Atl. Madrid (o que não deverá acontecer) será imediatamente resgatado pelo FC Porto .
Óliver é, de facto, um excelente jogador e, de entre as suas valências, destacam-se a grande capacidade de passe. Mas agora volto à pergunta que fiz em cima: terá aquilo de que precisamos? A minha resposta é não.
Com um meio-campo a três e com duas das posições a serem ocupadas na maioria das vezes por Danilo e Imbula teremos sempre um setor intermédio forte fisicamente e muito combativo pelo que, um jogador como Óliver a completar o trio só iria contribuir para aquilo que tão pouco gostamos e criticamos em certos jogos: demasiados passes para o lado e para trás e pouca desenvoltura no futebol ofensivo isto porque, se é algo que falta ao médio espanhol, é capacidade para desequilibrar e partir para cima do adversário, ter rasgos individuais. Tendo atrás de si os referidos em cima, que por si só já darão a qualidade e garantias de passe suficientes, o terceiro elemento terá de ser maioritariamente um jogador ofensivo, com as características que falei anteriormente e que o espanhol não tem.

Lucas Lima


Quando se apercebeu que a vinda de Óliver seria algo difícil de se concretizar dada a boa pré-época que estava a realizar, Lopetegui e a SAD voltaram-se para o brasileiro Lucas Lima.
Não conhecia o jogador até ser falado para o nosso clube e, não sendo um Freitas Lobo que acompanha futebol até à 2ª divisão do Zimbábue, o facto de não o conhecer poderá querer dizer alguma coisa.
Lucas Lima é brasileiro e tem 25 anos e nunca saiu do Brasil, para além disso não conta também com nenhuma internacionalização pela selação A no seu currículo. Perante estes dados valeria a pena apostar tantas fichas em alguém que prefere andar pelo campeonato brasileiro a envergar a camisola de um dos clubes que mais valoriza jogadores? É certo que gostava de ver um jogador do meu Porto levantar os entraves que Lucas levantou para sair do seu clube - qualquer um de nós gostaria de assistir a isso, mas perante tantos "nãos" (alegando N motivos) fazem dele, neste momento, alguém que os próprios adeptos já não querem ver no nosso clube.

Erik Lamela

Ao contrário de Lucas Lima, conheço Lamela. Embora no Tottenham não tenha conseguido conquistar o seu espaço no 11 é um jogador de qualidade, e provam-no as épocas de grande nível ao serviço dos italianos do AS Roma que o catapultaram para a equipa inglesa.
De entre os três, Lamela é aquele que gostaria de ver ocupar a posição que falta no nosso meio-campo. É jovem (tem 23 anos), está bem adaptado à Europa (o que não acontecia com Lucas) e pode fazer várias posições. Para além de atuar no meio, o argentino pode também jogar a extremo direito e esquerdo, o que é otimo. Lamela tem aquilo que falta a Óliver: capacidade para desequilibrar, levar consigo um ou dois adversários e arranjar espaços e, assim sendo, era com agrado que assistiria à vinda do jogador.

Ainda com alguns dias até ao fecho do mercado, a ver vamos quem chegará para ser o terceiro elemento do meio-campo azul e branco

Sem comentários:

Enviar um comentário