domingo, 30 de agosto de 2015

FC Porto 2 vs 0 Estoril - Vitória e apenas isso

O FC Porto somou, ontem, a sua segunda vitória neste campeonato. Depois do empate na Madeira contra a equipa do CS Marítimo os comandados de Lopetegui venceram os estorilistas por duas bolas a zero e, para além do resultado, há pouco mais a dizer.

Com um estádio a rondar os 40.000 espectadores, o treinador dos azuis e brancos apresentou algumas surpresas no 11 que iniciou a partida, os portistas alinharam com Casillas na baliza; Maxi, Maicon, Marcano e Indi; Danilo, Imbula e Brahimi; Tello, Aboubakar e Varela.

Com a partida praticamente no início, o FC Porto chegou ao golo, logo aos 5 min.
Depois de Maxi lançar Brahimi com um passe a rasgar, o argelino puxou das suas capacidades individuais e, após ultrapassar os seus opositores, assistiu Aboubakar para o 1 a 0, com o camaronês a fazer o seu terceiro golo em 3 jogos.

Quebrada a barreira adversária tão cedo, seria de esperar que o golo apontado pelo FC Porto abrisse caminho a uma grande exibição azul e branca, mas não foi o que aconteceu. Ao invés de aumentar a confiança dos portistas, o golo fez crescer a equipa do Estoril Praia, não só por mérito da equipa da linha como por demérito dos comandados de Lopetegui.

Erravam-se muitos passes, o jogo estava lento e pastoso, não se construíam jogadas de grande perigo e o FC Porto ia perdendo o controlo do meio-campo. A realizar um jogo tão pouco conseguido, cedo se começaram a ouvir assobios no Dragão e no meio de tudo isto destacavam-se três jogadores que, como se costuma dizer, não davam uma para a caixa - Silvestre Varela, Imbula e Tello. Tendo os extremos um importante papel na ação ofensiva do FC Porto e ambos a jogarem tão mal...

Ainda antes de terminar a primeira-parte o treinador basco procedia a alterações em campo com Varela a ser substituído por André André e Brahimi que tinha iniciado o jogo a no meio a passar para a lateral.

Pouco depois terminava o primeiro tempo com uns 45 min. que, à excepção do golo marcado têm muito pouca história.

Para o segundo tempo os adeptos esperavam ver coisas melhores contudo, não foi o que se verificou. À semelhança daquilo que tinha acontecido nos 45 min. iniciais, exceptuando o golo há muito pouco a contar.

O FC Porto continuava sem criar grandes jogadas de perigo e o Estoril a tentar causar estragos. Só depois do tiro do central Maicon de livre direto a fazer o 2-0 para os Portistas conseguimos estabilizar mais o jogo.
Jogando um pouco melhor, dominamos mais a partida impedindo lances de maior perigo ao adversário. Mais perto do final, já com Osvaldo em campo (que substituiu Aboubakar) o FC Porto criou duas oportunidades.

O jogo terminou com o resultado final de 2-0 para os Azuis e Brancos num jogo em que bom foi mesmo o resultado. Viram-se bastantes coisas que têm de ser melhoradas: faltou intensidade, objetividade, mais oportunidades e raça.

Melhor em campo: Maxi Pereira

Nota final: Com dois defesas esquerdos no plantel, Julen Lopetegui opta por colocar nessa posição o central Martins Indi. Embora o holandês esteja habituado a desempenhar essas funções não é essa a sua posição de raiz, com a entrada do jogador o treinador portista não parece confiar nos jogadores que tem para a posição, pelo menos para já.



Sem comentários:

Enviar um comentário