sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Valorização, by Lopetegui

Não era este o post que tinha programado para hoje porém, depois do Mais Transferências de ontem, decidi alterar um pouco os planos.

No programa de ontem da TVI 24 foi dito por um dos comentadores habituais que "Lopetegui não valorizou jogadores". Ora, perante isto, a Muralha Azul está aqui para ver se de facto é ou não verdade.

Após uma temporada de FC Porto saíram dos azuis e brancos em definitivo pelas mãos de Julen Lopetegui 8 jogadores, sendo que quatro deles foram vendidos sem contar com nenhum minuto oficial com o treinador basco. São eles: Jackson, Danilo, Alex Sandro, Quaresma, Carlos Eduardo, Kléber, Tozé e Opare.

A estes juntam-se ainda os regressos aos seus clubes de Casemiro e Óliver. Depois da boa época por eles realizada Atl Madrid e Real Madrid, respetivamente, optaram por ficar com os jogadores.

O FC Porto fez encaixes financeiros significativos com as vendas de Jackson Martinez (30 milhões de euros), Danilo (31,5 milhões de euros), Alex Sandro (26 milhões de euros) e Casemiro que, mesmo não sendo nosso, rendeu 7,5 milhões de euros aos cofres portistas. Temos, portanto, neste grupo de jogadores, um valor total de 95 milhões de euros. Será que Lopetgui não teve, de facto, méritos nestas vendas, senhores do Mais Transferências?

Vamos então por partes:

Casemiro jogava aos 5 minutos no Real Madrid (e quando jogava), mandaram-no para cá com empréstimo + opção de compra para ver se ficávamos com um jogador sem espaço no seu plantel. Finalizada a época, pagaram-nos 7,5 milhões de euros depois de termos acionado a sua opção de compra;

Danilo, antes de sair para o Real Madrid foi o próprio a admitir que não gostava de defender acrescentando que com Lopetegui e os seus adjuntos aprendeu a fazê-lo e estava-lhe grato por isso;

Alex Sandro, depois de épocas de amuos e "hoje jogo para a semana logo se vê", ainda que sem fazer uma temporada como acho que as suas qualidades o podem permitir fazer, fez um campeonato regular colecionando boas exibições;

Jackson Martinez foi o único com o qual o treinador não teve grande interferência na sua valorização, até porque teria mercado já antes da chegada de Lopetegui;

A estes nomes junta-se ainda o de Óliver Torres. O jovem jogador espanhol nem no Villareal tinha o seu espaço. Quando aqui chegou perguntavam se era ele quem podia ajudar a equipa. Fez uma boa época, regressou para fazer uma ótima pré-época e ser das revelações do seu clube e, agora, no Atlético de Madrid não o libertam.

Posto isto, não terá o treinador Julen Lopetegui os seus méritos nas transferências de valores avultados realizadas neste defeso por parte do FC Porto? Fica a questão.

Sem comentários:

Enviar um comentário